Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Notícia

Deputada Dilvanda acompanha entrega da primeira Usina da Paz em Ananindeua

21/10/2021 11h43 - Atualizada em 21/10/2021 11h44
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro

Única mulher na bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a deputada Dilvanda Faro participou, ao lado do governador Helder Barbalho e da primeira-dama Daniela Barbalho, do ato de entrega da primeira unidade do complexo comunitário Usina da Paz, nesta quarta-feira (20). Projeto inovador no Brasil, a unidade vai atender os moradores do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua.

A partir desta quinta-feira (21), os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz. O funcionamento do complexo será de terça-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

As obras da Usina do Icuí-Guajará são executadas em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro. A Usina está sendo entregue ao Governo após 18 meses do início da construção, pronta e equipada. A obra gerou, nesse período, a oferta de 100 vagas de emprego direto, com a contratação de mão de obra local do próprio bairro.

O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada, e tem como objetivo construir além do Icuí-Guajará mais 9 unidades da UsiPaz na região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, e em Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).

Sobre o TerPaz
O programa consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem, desde 2019, em sete bairros da região metropolitana de Belém: Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, e em Nova União, em Marituba. Até o momento, o TerPaz já realizou 365 mil beneficiamentos nesses territórios.

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4329

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019