Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Dia nacional do patrimônio, Bordalo avança com projeto de restauro da estação de trem de Mirasselvas

17/08/2021 1h02 - Atualizada em 17/08/2021 1h09
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
O projeto de restauração é de autoria do deputado Bordalo, que esteve no Distrito de Mirasselvas com o diretor de patrimônio da Secult e o vereador Fabrício para verificar o estado do prédio histórico

Vereador Fabricio, Deputado Bordalo e Helder Moreira na estação de tremNo Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto, o Distrito de Mirasselvas, localizado no município de Capanema, considerada Estância Turística da Estrada de Ferro Belém-Bragança, terá a antiga estação ferroviária revitalizada. Na última quinta-feira (12) o deputado Bordalo esteve no Distrito em diligência com o diretor de patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Helder Moreira, para verificar o estado da estação.

A restauração da antiga estação de ferro se dá por meio de um projeto apresentado pelo parlamentar em seu primeiro mandato. Contudo, naquele momento o Governo não deu prosseguimento. Em agosto deste ano o vereador Fabrício Xavier de Capanema solicitou ao deputado que o projeto fosse resgatado. O parlamentar então, por meio de moção, encaminhou a solicitação de resgate do projeto à Secult.

MARCAS DO ABANDONO

Foi possível constatar o abandono e deterioração da estação ferroviária, que hoje serve de depósito e abrigo para aves e outros animais. Paredes com infiltrações, muita umidade e mofo; madeira do teto com cupim, falta de telhas e em algumas salas sem janelas.

Após a visita na estação, a diligência se dirigiu a um centro comunitário para se reunir com os moradores. Para o deputado Bordalo é vital recuperar parte da memória da Estrada de Ferro Belém-Bragança.

"Existem poucos lugares que contam a história dessa estrada de ferro. Agora no Governo Helder Barbalho e a secretária Ursula Vidal, vamos executar o projeto, que consiste em transformar o prédio, que era a estação do trem, em um espaço multiuso de inclusão da juventude, seja para a realização de eventos e cursos", explicou o parlamentar.

COMPROMISSO

O diretor do patrimônio da Secult falou na reunião que o projeto precisará passar por uma atualização no orçamento e enfatizou o compromisso da Secult. "O valor do projeto era de R $100 mil reais, hoje nós sabemos que não podemos iniciar uma obra deste porte e desta importância histórica com o atual montante. Em nome da Secretária de Cultura, nós vamos nos comprometer em atualizar este orçamento após uma visita técnica".

Moreira ainda acrescentou que a Secult está realizando um levantamento sobre a Estrada de Ferro Belém-Bragança para que a história possa ser vista em exposição na estação. "O primeiro projeto tem um espaço para cursos, como o deputado falou, uma área expositiva, sala de administração, copa para funcionários. Será acrescentado um banheiro para acessibilidade, rampa de acesso para o prédio e uma biblioteca. Este acervo que vamos levantar será por meio de parceria com a Secult e Governo do Estado".

A estação ferroviária ainda não é um bem tombado, mas o prédio possui interesse histórico ao Estado do Pará. O diretor disse ainda que poderá atualizar o valor do orçamento dentro de uma semana.

O vereador Fabrício destacou a importância do projeto de revitalização da estação do Distrito de Mirasselvas e agradeceu ao deputado Bordalo. "É um companheiro que nunca abandonou a nossa classe de trabalhadores e trabalhadoras rurais, por isso, pela terceira vez, ele vem a Mirasselvas. Eu vou me dedicar para que este projeto saia do papel. Este será só mais um projeto que virá pela frente", destacou.

Estavam presentes ainda Elmir Saady secretário de obras e Gildum Sampaio secretário de Cultura, ambos do município de Capanema, e o agente distrital da Vila de Mirasselvas Márcio Xavier.

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240

Telefone: (91) 3213-4298/4368