Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo requer votos de congratulações ao I Encontro do Povo Tenetehar

16/08/2021 13h09 - Atualizada em 16/08/2021 13h29
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
O documento parabeniza a luta e resistência dos Tenetehar que foram separados no século XVI pelo sistema colonial

 

Na última quarta-feira(11), o deputado Bordalo (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) um requerimento que solicita Votos de Congratulações ao povo Tenetehar que após 407 anos pôde se reunir para celebrar a resistência.

A celebração aconteceu nos dias 7 a 9 de agosto na aldeia São Pedro, localizada na Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, sudoeste paraense. O evento reuniu lideranças indígenas do povo Tenetehar para discutir estratégias de fortalecimento da gestão territorial e ambiental do extenso território que reúne 14 Terras Indígenas.

A região onde a comunidade indigena está situada sofre diversas violências socioambientais sendo considerada uma das regiões da Amazônia mais afetadas pelo desmatamento.

Leia Mais: Bordalo solicita ambulância para São Domingos do Capim

Destaca-se ainda que as invasões também impactam não só na terra, mas atentam, até mesmo, contra a vida de lideranças indígenas que lutam para proteger os seus territórios. A mais recente coalizão de conflitos em TI foi em fevereiro deste ano, quando o líder indigena Isac Tembé, de 24 anos, foi morto por policiais militares nas proximidades da fazenda do Nédio. O jovem foi acuado numa ilha de mato na própria fazenda, onde foi executado à queima roupa, com um tiro certeiro no coração, evidenciando que não houve troca de tiros, como alega a polícia.

Puyr Tembé, coordenadora da Fepipa, afirma que após a separação colonial, o povo dividido passou a ser chamado de Tembé, no lado paraense e de Guajajara, no lado maranhense. "Apesar da separação que o Estado brasileiro impôs aos Tenetehar, ainda assim nossas ancestralidades nos fazem estar conectados. Nós nunca nos separamos espiritualmente", destaca a liderança.

O deputado bordalo corrobora no documento que é de extrema importância O I Encontro do Povo Tenetehar, pois fortalecerá e dará visibilidade à luta e resistência indígena, principalmente em um país como o Brasil, que é o que mais mata indígenas e que possui um governo com discurso anti-indígena.

O documento foi encaminhado ao conhecimento da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA) Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e do Instituto Nupef.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019