Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Igreja de São João Batista é tombada e protegida como patrimônio do Pará

13/08/2021 10h34 - Atualizada em 13/08/2021 10h44
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
Resultado se deu após mobilização do Deputado Bordalo junto com a comunidade e representantes da igreja em Vila do Conde.

Em mais uma conquista coletiva do mandato do deputado Bordalo (PT) junto com as lideranças locais de Vila do Conde foi publicada no Diário Oficial, na última terça-feira (10), a certidão de tombamento da Igreja de São João Batista.

A igreja data do século XVII, podendo ser considerada a terceira mais antiga do Pará, onde foi palco da revolta da cabanagem e abrigou personalidades religiosas como o Padre Antônio Vieira-religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Desde 2019 o Deputado Bordalo articula com a comunidade local e foi em diligências à Barcarena após as lideranças comunitárias de Vila do Conde informarem ao parlamentar sobre as condições do retábulo da igreja de São João Batista e solicitaram apoio do mandato para recuperá-lo, já que se encontra deteriorado pelas intempéries do tempo.

Leia Mais:Bordalo solicita ao Governo do Estado asfalto da PA-127 no Capim 

O Altar-Mór da Igreja de São João Batista apresenta arquitetura barroca do período Joanino, um dos únicos do Pará e um dos poucos do Brasil, segundo parecer técnico do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 2020 uma segunda reunião foi realizada pelo Deputado Bordalo com as lideranças comunitárias para articular e sugerir projetos no legislativo que garantissem a recuperação do retábulo. Ele tem cerca de 6 metros de comprimento e estima-se que tenha sido feito pelos indígenas na época colonial.

Reunião com lideranças comunitárias de Vila do Conde

Neste mesmo ano Bordalo apresentou na Alepa solicitação à Secretaria de Cultura do Pará- Secult para que a Igreja São João Batista seja reconhecida como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Pará.

Bordalo apresenta moção que solicita o tombamento da Igreja de São João Batista

A necessidade de tombamento busca preservar bens de valores históricos, culturais, arquitetônicos, entre outros. A fim de que seja guardado referenciais, acontecimentos, marcas da história da sociedade e de suas características.

Em 2021, o deputado Bordalo articulou e se reuniu com o vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad para solicitar apoio à recuperação da estrutura ornamental. O Padre Milton, pároco na Vila do Conde, foi personagem importante nesse processo de recuperação e valorização do patrimônio. Ele confirma que o restauro gerará mudança social através do turismo e da educação.

Bordalo se reúne com representantes da Hydro para fechar parcerias em prol do restauro do retábulo

E como resultado de uma intensa mobilização, finalmente o Governo do Pará tomba a Igreja São João Batista como Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Protegida pela Lei estadual nº 5.629/90 que inscreve a Paróquia no livro Tombo de bens imóveis de valor histórico, arquitetônico e urbanístico do Pará.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019