Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - PDT

Notícia

Deputada Professora Nilse debate plano de retorno às aulas presenciais da rede estadual de ensino

06/07/2021 17h48 - Atualizada em 06/07/2021 17h48
Por Yves Gabriel - Assessoria Dep Professora Nilse
Retorno às aulas presenciais no Estado ocorrerá primeiramente de forma híbrida

Deputada Nilse Pinheiro é representante da Alepa no CEEPara definir e discutir orientações e diretrizes a serem tomadas no retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino no Pará, a deputada estadual Professora Nilse Pinheiro (Republicanos) participou, na manhã desta terça-feira (6), de uma reunião extraordinária no Conselho Estadual de Educação (CEE). Com a chegada da pandemia de Covid-19 no Pará, as aulas presenciais no Estado foram suspensas em 18 de março de 2020.

Na reunião, a Secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, apresentou o Plano de Retorno às Aulas e Atividades Presenciais para as Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, que prevê a realização de aulas presenciais com escalonamento em 25%, 50% e 100% do total de alunos de cada turma. Seguindo as medidas de prevenção contra o coronavírus definidas pelas autoridades, a estrutura, rotina administrativa, pedagógica e educacional das escolas serão todas adaptadas ao retorno.

A deputada estadual Professora Nilse é a representante da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) no Conselho Estadual de Educação (CEE), e afirma que o plano seguirá todas as possíveis atualizações de bandeiramento no Estado.

“Foram dadas todas as orientações que vão ser implementadas nas UREs [Unidades Regionais de Educação] e USEs [Unidades Seduc na Escola] do Estado, colocando, em primeiro lugar, a proteção da vida de nossos alunos e nossos professores. As aulas serão presenciais e híbridas nesse primeiro momento, e seguindo todos os protocolos. Se houver alguma mudança em relação ao bandeiramento, logicamente será feita uma revisão”, explicou.

Entre as medidas previstas no plano de retorno às aulas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estão a higienização regular de superfícies propícias à disseminação do vírus como mesas e carteiras, disponibilização de máscaras, a proibição de compartilhamento de objetos como copos e garrafas térmicas entre os alunos, além de orientações específicas aos pais, responsáveis e os docentes, que deverão incluir no plano pedagógico temas relacionados à saúde mental e saúde pública.

Deputada Professora Nilse com a Secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, Betânia Fidalgo, presidente do CEE, e conselheiras de educaçãoAlém das atividades determinadas pelo plano, envolvendo principalmente as medidas de segurança contra o novo coronavírus, serão traçadas estratégias de acompanhamento dos alunos para evitar a evasão escolar. 

“É uma expectativa muito grande, sobretudo para o Ensino Médio, que precisa dessas aulas presenciais diante da proximidade do Enem. Como sempre digo e defendo, nada substitui o professor na sala de aula, e precisamos recuperar o tempo perdido com prudência e segurança para toda a comunidade escolar”, afirmou a deputada estadual e primeira-secretária da Mesa Diretora da Alepa, Professora Nilse.

 

Por Yves Lisboa (Ascom)

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4395 / 4270

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019