Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Ao lado do governador, Dilvanda Faro acompanha entrega de pacote de obras em Santa Bárbara

06/07/2021 10h08 - Atualizada em 06/07/2021 10h23
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro

Obras e serviços vão garantir melhor qualidade de vida para os moradores do municípioNesta segunda-feira (5), a deputada Dilvanda Faro (PT) acompanhou, ao lado do governador Helder Barbalho, o anuncio de um pacote de obras e serviços para o município de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Na ocasião, estivera, presentes o deputado federal Beto Faro (PT), deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

Por meio do Programa Asfalto Por Todo o Pará, foram entregues três quilômetros de asfalto no município. O programa garante a execução de serviços de terraplenagem, drenagem superficial, pavimentação e sinalização, beneficiando as comunidades Ana Júlia, Centro, Beira Rio, Coleipa, Livramento e Charleslândia.

Durante a agenda em Santa Bárbara, o governador assinou ainda ordens de serviço que autorizam o início das obras de construção dos trapiches de Genipaúba e de Caiçaua, que vão garantir mais infraestrutura e segurança para moradores e visitantes do município. A construção da rampa de concreto na Orla de Genipaúba terá um investimento estadual de R$ 113,2 mil. O prazo de execução está estimado para 60 dias. Já a construção do trapiche Municipal do Caiçaua contará com o aporte de R$ 201,4 mil e também tem o prazo de conclusão previsto para 60 dias.

Para trazer mais desenvolvimento ao município de Santa Bárbara foram assinados convênios para ampliar o sistema de abastecimento de água, que vai beneficiar cerca de 18 mil moradores. O convênio, assinado pelo governador, vai atender a uma demanda aguardada há anos pela população.

As obras serão executadas com recursos captados pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). O projeto inclui construção do sistema de captação, reserva e distribuição de água.

Além disso, um termo de cooperação técnica para regularização de terras e também foi assinado. Com o ato, o governo estadual planeja entregar os títulos de propriedade urbanos e rurais à população de Santa Bárbara, por meio do Programa Vamos Regularizar, cujo objetivo é fomentar à segurança fundiária e do desenvolvimento socioeconômico dos municípios paraenses.

Educação
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu da prefeitura local o documento de cessão do terreno onde será construída uma creche. A unidade fará parte do programa "Creches Por Todo Pará e terá capacidade para atender 200 crianças, de até 5 anos de idade, em um espaço com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

Com o compromisso de levar educação por todo o Pará, foi anunciada a reconstrução da Escola Genipaúba. A unidade escolar, que fica na comunidade Genipaúba a 23 km da sede da cidade, atende hoje mais de 350 alunos.

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem