Alunas do instituto Ideas na aula de hidroginásticaNeste sábado (12), o Instituto de Desenvolvimento da Educação e Ação Social (Ideas), projeto voltado ao público da terceira idade, completa 11 anos de existência. O instituto, que atua por meio de 11 polos na Região Metropolitana de Belém, desenvolve atividades culturais e esportivas com o público idoso e retornou recentemente às suas atividades, com a reabertura de cinco polos.
Fundado em 12 de junho de 2010, o instituto surgiu de um projeto de extensão da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), idealizado pela deputada estadual Professora Nilse Pinheiro e seu esposo, o professor Amintas Pinheiro. A iniciativa também foi criada como uma forma de homenagem à mãe do professor Amintas, Laura Sol, e pela vontade dos idealizadores de atenderem a população idosa.
Com polos distribuídos em Belém, Ananindeua e em Mosqueiro, o Ideas oferece atividades como aulas de hidroginástica, dança, caminhadas e natação, além de promover celebrações temáticas e possibilitar aos seus integrantes a participação em campeonatos de dança e outras competições.
Para a deputada estadual Professora Nilse, o objetivo do instituto é promover ações e atividades que permitam aos idosos terem um envelhecimento saudável, aliado a uma melhor qualidade de vida e socialização.
“Nossos idosos necessitam de políticas públicas, uma vez que a aposentadoria contribui para o isolamento social e perda do papel social exercido pelo idoso, que está em pleno vigor físico, mental e intelectual, tendo, portanto, capacidade suficiente para atuar na comunidade e transmitir seus saberes”, explica a deputada estadual Professora Nilse.
Deputada estadual Professora Nilse e parte da coordenação do institutoSegundo a coordenadora geral do instituto Ideas, a advogada Luisa Sampaio, o projeto não se resume à oferta de aulas de dança ou dos outros esportes, mas busca desenvolver com o idoso, principalmente, a perspectiva social.
“O projeto Ideas não é simplesmente colocar o idoso para dançar, vamos além disso, nós temos assistentes sociais como colaboradores, e quando algum idoso está com problemas, levamos esses assistentes para realizarem visitas, dialogarem. Com o decorrer do tempo, e pela vulnerabilidade de crianças e mulheres, passamos a receber também esse público”, observa a coordenadora geral do instituto Ideas Luisa Sampaio.
Respeitando as mudanças de bandeiramento no Estado do Pará e todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o instituto reabriu cinco polos desde maio deste ano, nos bairros do Icuí, Aurá e Jaderlândia, em Ananindeua; e em Belém, nos bairros da Marambaia e Icoaraci. Para se matricular nas aulas oferecidas pelo instituto Ideas, os interessados passam primeiramente por um acolhimento nos polos, onde também contam com atendimento com assistentes sociais e serviços como aferição da pressão arterial.
Helena Palheta da Silva tem 73 anos e é secretária escolar. Conheceu o instituto Ideas em 2017, por meio do polo da Cidade Nova 8, em Ananindeua. Moradora da Cidade Nova 2, bairro vizinho, pretende agora fazer parte das aulas de dança, assim que o polo da Cidade Nova 8 reabrir. “Foi tudo muito bom, eu fazia a hidroginástica até antes de começar a pandemia, mas fora isso, tinha muita coisa divertida, como os bingos, encontros matinais, cafés da manhã”, conta Helena Palheta.
Show de Talentos do Ideas
Para marcar o retorno das atividades do projeto, o Ideas realizará uma live em suas redes sociais, ainda sem data definida, apresentando um show de talentos gravado por alunas e alunos do projeto. Serão mostradas apresentações de dança, vídeos de culinária, costura, além de depoimentos das coordenadoras dos polos e da deputada Professora Nilse.
Segundo o coordenador cultural do instituto Ideas, Joelson Chaves, a ideia de criar a mostra surgiu a partir de uma reflexão sobre o papel que o espaço on-line tem exercido na vida das pessoas durante a pandemia de Covid-19.
“Nós sabemos que a pandemia ainda não passou, infelizmente, e muitas pessoas dependem do virtual para ter uma interação social, uma atividade lúdica. Foi pensando nisso, que criamos o show de talentos, para trazer diversão e conhecimento aos nossos participantes do projeto Ideas”, comentou Joelson Chaves, que além de professor de dança no Instituto de Desenvolvimento da Educação e Ação Social (Ideas), é um renomado coreógrafo paraense.
Por Yves Lisboa (Ascom)
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II
Telefone: (91) 3213-4395 / 4270
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019