Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Notícia

Dilvanda Faro solicita prioridade na vacinação de profissionais do sistema funerário

28/05/2021 9h39 - Atualizada em 28/05/2021 9h40
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro
Moção n° 365/2021 visa priorizar, legalmente, a vacinação dessa importante categoria profissional, reduzindo o riscos das demandas de propagação do vírus

A pandemia coloca a vida desses profissionais em risco constante e exige medidas mais rígidas de proteçãoA fim de conter o contágio pelo novo coronavírus, a deputada estadual Dilvanda Faro (PT) protocolou nesta terça-feira (25), a moção nº 365/2021, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), referente à prioridade de vacinação para os profissionais que trabalham no sistema funerário em todo o território paraense. A moção é destinada ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Os agentes funerários, como os coveiros, atendentes, motoristas, auxiliares e demais trabalhadores do sistema funerário não interromperam suas atividades em meio à pandemia da covid-19 e ainda tiveram suas demandas redobradas em um contexto de elevada contaminação. Se, antes dessa nova realidade o serviço já era exaustivo para essa categoria, a situação é agora exponencialmente pior.

O elevado número de mortos em decorrência do coronavírus tem pressionado o sistema funerário, colocando a vida desses profissionais em risco constante e exigindo medidas mais rígidas de proteção.

"Há de se falar, ainda, do impacto do medo de contaminação na saúde mental desses profissionais, que afirmam: um coveiro não precisa só de EPI, precisa de auxílio psicológico também. Tem gente que fica neurótico, não quer voltar para casa. Tem medo de ter pego o vírus, não quer passar o vírus", destaca a parlamentar.

A iniciativa de vacinar esses profissionais de forma prioritária já vem sendo adotada em alguns estados, como na Bahia, que já imunizou a categoria.

A moção tem por objetivo priorizar, legalmente, a vacinação dessa importante categoria profissional, reduzindo o riscos das demandas de propagação do vírus.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4329

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019