A primeira-secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputada estadual Professora Nilse Pinheiro, reuniu, na tarde desta quarta-feira (5), com autoridades da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado (Sedap), do Ministério Público, Tribunal de Justiça, além de entidades empresariais e acadêmicas para discutir as estratégias do projeto “ProPará”.
O objetivo da iniciativa é o desenvolvimento sustentável do Estado com soluções focadas na retomada do crescimento econômico pós-pandemia. Na ocasião, a deputada Professora Nilse expôs sobre os avanços na agricultura tradicional e familiar no Estado e falou também sobre os recursos que ela disponibilizará para fortalecer a cadeia produtiva da mandioca.
“A forma como o ProPará tem sido trabalhado vem permitindo a interação de várias entidades, o que gera a possibilidade de celeridade na troca de informações e parcerias que viabilizem as ações estratégicas mais eficazes, já tratei a pauta com o governador Helder Barbalho e este se mostrou interessado em dar andamento”, observou a deputada Professora Nilse Pinheiro, que também é a presidente da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paraense (Frencoop-PA).
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, apresentou dados relevantes que mostram o potencial produtivo do Pará, em que o aproveitamento das áreas de Cerrado no Estado representa 7 milhões de hectares, bioma que pode ser explorado sem que a floresta amazônica seja afetada. Dados sobre a vasta disponibilidade de terras a preços competitivos também foram apresentados.
“Vivemos um momento de certa angústia no agronegócio paraense, em que vivemos em um Estado com tanta potencialidade, mas que tem os Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) mais baixos do Brasil, precisamos desse apoio, precisamos levar a diante esse projeto, pois a transformação do Pará só se faz com a produção”, comentou Carlos Xavier.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Alfredo Verdelho, o ProPará é uma medida audaciosa. “O projeto prevê o fortalecimento tanto da cadeia da pecuária quanto da produção agrícola. Estamos trabalhando com o Governo do Pará para a compra de R$ 2 milhões em mudas de mandioca, e a deputada Nilse também vai propor a transferência de verbas por meio de suas emendas para implantarmos a fecularia, grande anseio da nossa região”, finalizou.
Texto: Yves Lisboa
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II
Telefone: (91) 3213-4395 / 4270
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019