Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Notícia

Deputada Dilvanda pede vacinação prioritária de profissionais da coleta de lixo

04/05/2021 13h12 - Atualizada em 04/05/2021 13h15
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro
Categoria desempenha papel fundamental na crise sanitária, mas dificilmente recebe o devido reconhecimento.

Profissionais estão expostos à contaminação do novo coronavírus Para conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus, a deputada estadual Dilvanda Faro (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a moção nº 292/2021, que solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, que empreenda esforços de priorizar vacinação contra a covid-19 para profissionais que trabalham na coleta de lixo em geral, em todo o território paraense.

A pandemia colocou sob risco toda a sociedade, porém, ressaltasse que os profissionais que trabalham na coleta de lixo enfrentam uma exposição ao contagio maior, por se tratar de um trabalho que necessita de locomoção em meio a população ou em um contato direito com os resíduos e fazendo essa locomoção.

Segundo dados publicados pelo New England Journal of Medicine, descobriu-se que o vírus pode permanecer por até 72 horas em plásticos. Diante do exposto, esses profissionais estão na linha de frente, em prol da sociedade.

Os trabalhadores da coleta de lixo domiciliar manipulam diariamente material contaminado de casa em casa. Mesmo com todo o aporte de proteção contra a covid-19, não é possível garantir a segurança absoluta, já que a exposição é constante e a segurança mais eficaz é a vacinação.

"Por esta razão, e de forma justa, não podemos esquecer dos profissionais que trabalham na coleta de lixo são muito importantes para manter o ambiente limpo sendo que também são de alta relevância nessa crise sanitária, mas dificilmente recebem esse reconhecimento", defende a parlamentar.

A moção tem por objetivo priorizar, legalmente, a vacinação dessa importante categoria profissional que trabalham na coleta de lixos e resíduos sociais. Desta forma, essa medida reduzira os riscos das demandas de propagação do vírus em nossas cidades.

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4329

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019