Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - REP

Bancada Feminina Republicana dobra o número de eleitas nas Prefeituras e câmaras municipais

19/11/2020 13h47 - Atualizada em 19/11/2020 15h06
Por Rita Martins - Assessoria Dep Professora Nilse
O Pará terá 27 novas Prefeitas em 2021

Patrícia Mendes - Prefeita Eleita Marituba
Geisi Fênix - Vereadora Eleita - Ananindeua
Festa dos Republicanos em Marituba
Prefeita Eleita - Alcinéia Ferro - Nova Esperança do Piriá

No último domingo, 15, de novembro, dia da Proclamação da República os eleitores foram às urnas para escolher os novos ocupantes à vaga das Prefeituras e Câmaras Municipais. O Estado do Pará já inicia 2021 com 27 Prefeitas eleitas, um aumento de 28% da representação feminina na política paraense, fazendo parte dessa inovação está a Republicana Patrícia Mendes,  eleita a primeira Mulher Prefeita do município de Marituba com uma chapa de mulheres com a sua vice Pastora Rafaela.

Os Republicanos celebram o saldo positivo nas eleições de 2020, dados apontam que o país conta agora com mais de 300 vereadoras Republicanas eleitas, 27 prefeitas e 27 vice-prefeitas, este aumento na vereança, ressalta o crescimento do partido em 40% com relação à eleição anterior, em 2016, quando 228 mulheres venceram as eleições.

Para a Deputada Estadual Professora Nilse Pinheiro, secretária estadual do partido no Pará esse aumento de Mulher no poder marca a força do trabalho construído a partir da Assembleia Legislativa junto com a Procuradoria Especial da Mulher de incentivar a participação da mulher na política e de garantia de direitos, de forças e novas lideranças femininas para mudar a desigualdade de gênero no parlamento estadual e câmaras municipais, “tivemos no Pará um aumento significativo de lideranças dos mulheres republicanas. Aproximadamente 400 mulheres no município, representando um aumento de 52% a mais de candidatura femininas do partido”, disse a Deputada.

Nilse faz um parêntese para Marituba que teve sua primeira mulher prefeita eleita, Patrícia Mendes que é Republicana e foi através do apoio da deputada que o município conseguiu consagrar sua primeira Prefeita Mulher, outro municípios contaram com o apoio da deputada como é o caso de  Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB) eleita Prefeita, Nova Timboteua, Socorrinha (MDB), Almeirim, Lúcia do Líder (MDB) e Nova Esperança do Piriá, Alcinéia Ferro (MDB) e em Colares, Maria Lucimar (MDB) que aguardo a decisão judicial para validar sua vitória, todas tiveram apoio e suporte para conquistar o cargo de Prefeitas.

Em Ananindeua a idealizadora do projeto Fênix, Geisi que é Republicana também foi eleita vereadora e hoje faz parte de um aumento de 20% da bancada de mulheres da câmara municipal de Ananindeua, um marco histórico para o município.

A deputada ressalta que houve um importante trabalho de base feito com as mulheres Republicanas, com administração de palestras, capacitação, seminários, cursos e orientações, reforçando a fala de mais mulheres na política. Ela também ressalta que as mulheres têm tendência a olhar para indicadores sociais, como: saúde e educação, que compõem a qualidade de vida do cidadão. “Somos mais instruídas a olhar para questões que têm a ver com esses indicadores, que por acaso entram na lógica do cuidado com a saúde. Mas isso não é algo natural como se costuma argumentar, temos a capacidade de discutir, renovar, ampliar e qualificar ações que possam garantir a atenção integral à nossas mulheres”.

“Estamos falando de espaços políticos e institucionais historicamente ocupados majoritariamente por homens, o trabalho sério do nosso partido e as ações da nossa executiva refletem diretamente nesse número. Com certeza fizemos história ao aumentar o número de mulheres republicanas nas prefeituras e câmaras municipais. Isso só demonstra que, definitivamente, nada resiste à força do trabalho, o Pará conta hoje com 7 vereadoras eleitas, 1 Prefeita e 2 vice-prefeitas, todas do republicanas”, afirmou Nilse.

Conheça as mulheres Republicanas eleitas:

MARITUBA PREFEITA ELEITA - Patrícia Mendes

MOJUÍ DOS CAMPOS VICE-PREFEITA - Antônia Suely da Silva Araujo