Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Notícia

Dilvanda Faro solicita implantação de Sala Lilás em Concórdia do Pará

31/08/2020 12h17 - Atualizada em 31/08/2020 12h22
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro

Sala de acolhimento é um ambiente isolado dos demais serviços da Polícia CivilA deputada Dilvanda Faro (PT) apresentou, na última semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a moção nº 535/2020 para colocar como prioridade a instalação de uma "Sala Lilás" no município de Concórdia do Pará. O espaço será usado para acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e contará com profissionais capacitados para atendimento especializado e humanizado.

Em Concórdia, os números de violência contra às mulheres são relativamente altos. De acordo com dados da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do município, no primeiro semestre deste ano, foram instaurados 156 inquéritos policiais e 173 requerimentos por medidas protetivas de urgência. Já no ano passado, foram 351 inquéritos policiais registrados e mais 348 pedidos de medida protetiva urgentes.

"Durante a pandemia, os relatos e registros de casos de agressão subiram, já que mulheres estavam em casa, como medida de isolamento, convivendo diariamente com o agressor. Para amenizar os impactos da violência durante a pandemia, governos vêm adotando diferentes providências para conter o avanço da violência, buscando, sempre, não expor nem vulnerar ainda mais as vítimas de tais crimes", destaca a deputada Dilvanda Faro.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), apontam que neste ano, os casos de feminicídio aumentaram 118%. Só no período de janeiro a junho deste ano, foram 37 mulheres assassinadas; no ano passado haviam sido registrados apenas 17 casos.
Vale lembrar ainda que um dos principais instrumentos de proteção às mulheres, a Lei Maria da Penha acaba de completar 14 de vigência.

A primeira Sala Lilás do Estado foi inaugurada no mês de março, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Esta é mais uma ferramenta do Governo do Estado que a mulher terá no combate à violência.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4329

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019