Dep Dilvanda Faro

Deputada Estadual - PT

Notícia

Bancada do PT solicita que Policlínica Itinerante atenda municípios de Anapú e Concórdia do Pará

17/06/2020 13h09 - Atualizada em 17/06/2020 13h10
Por Camila Emilia Barros - Assessoria Dep Dilvanda Faro

Municípios de Concórdia e Anapu contabilizam 548 casos positivos e 10 mortes por covid-19A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) protocolou duas moções que solicitam ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a instalação da Policlínica Itinerante nos municípios de Anapú (moção n° 402/2020) e Concórdia do Pará (moção nº 397/2020). Juntos, os municípios contabilizam 548 casos confirmados e 10 óbitos por covid-19. As moções são assinadas pelos deputados estaduais Dilvanda Faro, Carlos Bordalo e Dirceu Ten Caten.

Há, nos 144 municípios do Pará, registros da doença, a grande maioria com inúmeros óbitos confirmados. Na contramão dessa tendência, a rede de atendimento na área da saúde, de vários municípios do interior estão no limite de sua capacidade ou, simplesmente, não possuem estrutura suficiente para atender à essa nova demanda que cresce a cada dia, o que coloca em risco a vida de pessoas que precisam de outros cuidados de saúde, não somente, os ligados ao novo coronavírus.

Neste contexto, o Governo do Estado tem empreendido esforços para tratar de forma uniforme e homogênea, todos os municípios do território paraense, dotando-as de vetores importantes no combate a esta pandemia, que tem vitimado inúmeras pessoas.

Com a instalação das Policlínicas Itinerantes, levando atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas com sintomas da covid-19 no interior, pode ser considerado condição essencial para evitar que a doença se agrave e que a população necessite de mais leitos de UTI, respiradores, o que para alguns municípios, será impossível fazer frente a esta demanda.

Com base nos dados epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (16) pela Sespa, em Anapú e Concórdia do Pará os dados são preocupantes com relação ao número de pessoas contaminadas pelo covid19 e, de forma não muito positiva, sabe-se a Secretaria de Saúde do Município, não dispõe de recursos suficientes e condições técnicas para enfrentar essa pandemia.

Casos
Conforme dados, Anapu tem 318 casos confirmados da doença com 4 óbitos. Já em Concórdia do Pará são 230 casos positivos e 6 vítimas fatais. Apesar de todo o esforço e medidas adotadas pelo Governo do Estado e Prefeituras para conter a propagação do coronavírus, a doença tem se espalhado de forma acelerada pelos municípios do interior do Estado.

No Pará, até ontem, foram confirmados 74.192 casos positivos e 4.350 vítimas fatais por conta da pandemia.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4329

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019