Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Projeto de lei estabelece linha de apoio psicológico para profissionais de saúde do Estado

20/04/2020 17h33 - Atualizada em 20/04/2020 18h14
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
O PL também estende o atendimento aos familiares que residem com estes profissionais e que precisem de apoio emocional

Profissionais da saúde também precisam de apoio psicológico neste momento de pandemia da Covid-19. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O PL estabelece a criação de uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS, em virtude da situação de calamidade pública oficialmente decretada, em decorrência do novo coronavírus. O atendimento também se estenderá aos familiares que convivem com estes profissionais, como esposa (o), companheira (o), filho (a), pais, e outros que residem no mesmo ambiente familiar e também estejam sofrendo forte impacto emocional sucedido da crise causada pela pandemia.

Leia mais: Bordalo sugere isenção no transporte público a profissionais da saúde do estado

De acordo com reportagem veiculada pelo Fantástico, não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde afastados em todo o país por infecção da Covid-19. Os dados são gerais, segundo o Governo Federal, o número total de infectados no país é de 38.654, o número de mortes provocadas pelo coronavírus sars-cov-2 subiu para 2.462. Nas últimas 24 horas, foram registradas 115 mortes provocadas pelo vírus. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou o boletim desta segunda (20) às 13h e informou que o estado registra 902 casos confirmados de covid-19, com 35 óbitos.

Diante deste cenário de enfrentamento, pressão e sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde do Estado, o parlamentar sugere o projeto para prestar acolhimento, orientação e suporte emocional necessários de um profissional especializado em saúde mental, que estará de plantão para este fim.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019