Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Bordalo cobra celeridade nas obras de macrodrenagem da bacia do Una e do Tucunduba

17/03/2020 15h51 - Atualizada em 17/03/2020 16h02
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo

Todos os anos durante as chuvas de março a cidade de Belém enfrenta grandes transtornos causados pelos alagamentos. Além da coincidência das chuvas intensas com a maré alta, o que causou esses alagamentos nas últimas semanas foi a não conclusão de obras de macrodrenagem por parte da prefeitura de Belém, um conjunto de fatores que agravaram toda essa situação.

Por conta dos problemas causados à população o deputado Bordalo apresentou nesta terça (17) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) duas moções que cobram celeridade na conclusão dos serviços de macrodrenagem da bacia do Una e do Tucunduba.

A bacia do Una é formada por 20 bairros, sendo 4 de forma parcial: Marco, Nazaré, São Brás e Umarizal e 16 de forma integral: Barreiro, Benguí, Cabanagem, Castanheira, Fátima, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Sacramenta, Souza, Telégrafo, Una e Val-de-Cans. Os alagamentos atingiram diretamente cerca de um milhão de moradores, que convivem diariamente com a falta de saneamento, de limpeza e manutenção. As péssimas condições da bacia continuam mesmo após a prefeitura anunciar a aplicação de R$ 90 milhões nas obras de macrodrenagem.

Já a bacia do Tucunduba é formada por quatro bairros entre eles o Guamá, o mais populoso de Belém, Canudos, Marco e Terra Firme. O deputado observa que, contraditoriamente, essas obras que buscavam uma melhoria no escoamento de água da cidade, acabaram interferindo na natureza dos rios e igarapés de Belém e se tornaram um grande problema que afeta em sua maioria as comunidades mais carentes da cidade.

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240

Telefone: (91) 3213-4298/4368