“Hoje, nossa homenagem às mulheres é como realmente um Estado deve fazer, construindo e entregando políticas públicas para sua população”. Em tom de orgulho e compromisso cumprido, o governador do Pará, Helder Barbalho, fez dois atos importantes no Palácio do Governo. O primeiro foi o lançamento do aplicativo ‘SOS Maria da Penha’ e o segundo a assinatura do decreto de autorização de uso de imóvel para a instalação e funcionamento do ‘Hospital da Mulher’.
O objetivo é avançar em serviços públicos, voltados para a população feminina em diversas áreas. No âmbito da segurança, foi apresentado o funcionamento de uma espécie de botão do pânico, um aplicativo desenvolvido pela equipe do Centro de Informática e Telecomunicações (Citel) da Polícia Militar do Pará. Na oportunidade, a deputada Renilce Nicodemos, foi a representante oficial do legislativo paraense na solenidade.
Hospital - A Sespa está elaborando, de forma integrada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o plano de necessidades e definindo todos os itens que constarão no projeto executivo para a licitação da obra do primeiro hospital público para as mulheres. Foi realizado um levantamento das áreas já existentes e definidos 60 leitos nas instalações atuais e mais 60 leitos na área nova a ser construída. A Sedop está à frente da elaboração do projeto de engenharia para nortear a contratação do projeto executivo.
A implantação do 1º Hospital da Mulher do Estado, equipes do setor de engenharia da Sespa e Sedop estiveram no local. “Durante o ano de 2019, nós tratamos de várias opções e após estas etapas, nós concluímos que a melhor alternativa, ao invés de comprar um prédio privado, iniciar do zero uma construção, seria usar um patrimônio do Estado, uma estrutura que há 10 ou 15 anos já foi um hospital, o prédio onde funcionou o Instituto do Coração (Incor)", lembrou o governador.
Referência - O Hospital da Mulher terá 120 leitos e atenderá cirurgia geral e oncológica, urologia, mastologia geral e oncológica, cirurgia de reconstrução mamária, após a retirada em consequência de câncer. O espaço terá ainda, equipe multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. A Unidade terá UTI, ressonância, raio- X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Palácio Cabanagem Rua do Aveiro, 130 – Praça Dom Pedro II Prédio Anexo II (Paulo
Telefone: (91) 3213-4454 / 4450
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019