A enchente em São Domingos do Capim afetou cerca de cinco mil pessoas e a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência. O deputado Carlos Bordalo, por meio de sua assessoria, apresentou nesta quarta-feira, 27, durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), quatro moções em caráter emergencial aos órgãos públicos do Estado pedindo providências para minimizar a situação das famílias afetadas pela maré alta no município, localizado na região Nordeste do Pará.
Serão enviados ofícios propondo à Defensoria Pública do Estado do Pará, Casa Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social Emprego e Renda (SEASTER), Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) soluções aos problemas enfrentados, assim como avaliar e verificar junto às famílias concessões de eventuais benefícios.
Entre um dos problemas identificados é a perda de documentos, item fundamental para cadastros junto às instituições públicas em situações de emergência. Bordalo, que está como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na Alepa, solicitou para a Defensoria Pública a emissão do Registro Civil de Nascimento, e para a Segup, a emissão do documento de identificação civil.
Sem água, roupa e comida para os afetados pela enchente, uma força-tarefa tem se mobilizado para arrecadar doações de alimentos não perecíveis, água potável e material de higiene pessoal, contudo ainda não tem sido suficiente. O deputado requereu à Casa Civil do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), que possa estimular parcerias entre os diferentes setores da sociedade civil para garantir doações aos desabrigados.
A situação é grave em São Domingos do Capim. Cerca de 43 famílias estão desabrigadas e 252 famílias desalojadas totalizando 1.061 nestas condições. O parlamentar deu entrada na moção para que Secretaria de Estado de Assistência Social Emprego e Renda (Seaster) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab) providenciem concessão de cestas básicas e aluguel social ou cheque moradia.
Há 51 pessoas enfermas, contaminadas por diarreia, hepatites, leptospirose, micoses, dengue e outras doenças. A enchente já atingiu diretamente 5.682 pessoas e que precisam de doações.
Para colaborar três postos foram montados. Em São Domingos do Capim a Secretaria de Assistencial Social está recebendo as doações. Em Castanhal as pessoas podem deixar os itens no Espaço Haroldo Reis, que fica na rua Major Wilson (Transcastanhal) 903, em frente à Escola das Artes São Lucas, próximo a rotatória do Fonte Boa. E em Belém o posto de arrecadações é no Diretório do PT, localizado na rua Gaspar Viana, 206, no bairro da Campina; e na Cruz Vermelha, que fica na Passagem Nossa Sra. das Graças, 58, Marco.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.