Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Famílias atingidas por enchentes em São Domingos do Capim irão receber benefícios da Seater

28/03/2019 10h20 - Atualizada em h
Por Comunicação - Assessoria Dep Carlos Bordalo

As famílias que tiveram perda total de seus bens por causa da enchente em São Domingos do Capim, município do nordeste do Pará, receberão o benefício eventual, um auxílio no valor de um salário mínimo, fornecido pelo período de três meses, para vítimas de calamidades.

A informação foi confirmada durante a reunião com Inocêncio Gasparin, secretário da Seaster; Jany Martins, vice-prefeita de São Domingos do Capim; Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e assessoria política do deputado Bordalo, presidente da Comissão.

Gasparin informou que a solicitação é um atendimento ao pedido do deputado Bordalo, que durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (27.03), apresentou moção solicitando a Seaster providências no atendimento emergencial às famílias desabrigadas e desalojadas pela maré alta do rio Capim, que nesse período de inverno amazônico ocasionou enchente na cidade.

O secretário informou ainda que, desde o último sábado (23.03), a Seaster tem feito a avaliação e cadastro das famílias. “Nós já estivemos no local no domingo para verificar a gravidade da enchente e desde sábado tem equipe ajudando a fazer os cadastros, os levantamento e formalidades para que as famílias possam ir buscar os benefícios existentes para esse tipo de calamidade”, afirma.

A área mais afetada pela enchente é a parte baixa da cidade, onde estão situados bairros da periferia e se concentra famílias de baixa renda. Jany Martins, vice-prefeita, conta a disponibilização do benefício irá ainda amenizar e trará um conforto a elas, mas destacou que ainda é preciso garantir cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal. Para ela o apoio do deputado Bordalo, por meio de sua assessoria, tem sido fundamental. “Foi essencial porque chegamos aqui e já estava tudo organizado para que fôssemos recebidos. Já tínhamos conversado com a assessoria do deputado sobre as pautas, então foi bem mais fácil organizar as ideias e buscar de forma efetiva e célere soluções aos problemas que enfrentamos”, destaca.

Para colaborar três postos foram montados. Em São Domingos do Capim, a Secretaria de Assistencial Social está recebendo as doações.  Em Castanhal, as pessoas podem deixar os itens no Espaço Haroldo Reis, que fica na rua Major Wilson (Transcastanhal) 903, em frente à Escola das Artes São Lucas, próximo a rotatória do Fonte Boa. E em Belém, o posto de arrecadações é no Diretório do PT, localizado na rua Gaspar Viana, 206, no bairro da Campina; e na Cruz Vermelha, que fica na Passagem Nossa Sra. das Graças, 58, Marco.

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240

Telefone: (91) 3213-4298/4368