Dep Raimundo Santos

Deputado Estadual - PSD

Notícia

Sessão Solene presta homenagem às práticas ambientais no Pará

04/06/2019 13h23 - Atualizada em h
Por Comunicação - Assessoria Dep Raimundo Santos

Ampliar imagem

Com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas voltadas às boas práticas ambientais em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu nesta segunda – feira (03.06),  a Sessão Solene ”Prêmio Qualidade de Vida Ambiental”.

A Sessão foi incorporada à política de premiação do Poder Legislativo Estadual, por meio de Resolução 01/2016, de autoria do deputado Raimundo Santos, aprovada por unanimidade. Durante a Sessão foram entregues honrarias com  medalhas e diplomas comemorativos a 16 personalidades representantes de instituições públicas do Poder Judiciário e Tribunal Regional do Trabalho, eclesiásticas, educação, meio ambiente e Ongs como Greenpeace Brasil, além de homenagens “ Post Mortem”.

Para o proponente, deputado Raimundo Santos, o momento é uma oportunidade para reconhecer os trabalhos desenvolvidos na área ambiental e um espaço para refletir sobre a  necessidade de repensar novas práticas. “Aproveitamos a semana nacional do meio ambiente para premiar as pessoas,  instituições e entidades que trabalham na defesa do meio ambiente. Vivemos um agravamento com a poluição, com problemas recentes nas áreas ambientais como as enchentes nos municípios de Paragominas e São Domingos, além do lixão de Marituba. Isso é provocado pela poluição e estamos na Amazônia e se não cuidarmos da Amazônia, não estamos cuidando do planeta. E essa Sessão é uma forma de refletir sobre a qualidade do planeta e da vida da humanidade”, evidenciou o deputado Raimundo Santos.                 

Presente à Sessão, o chefe do Parlamento Estadual, deputado Dr. Daniel Santos, destacou a importância da homenagem aos que se dedicam a promover ações de proteção ambiental no Estado.        

”Parabenizo os agraciados porque a gente vive um momento em que muito se discute a questão ambiental. Esses dias discutimos o problema envolvendo o aterro sanitário de Marituba, e então hoje a gente presta essa merecida homenagem às pessoas que de forma efetiva contribuem para o desenvolvimento sustentável no nosso Estado”, destacou o presidente da Alepa.                         

A data

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, foi instituído e definido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, no ano de 1972.

O objetivo foi promover debates sobre a necessidade de se aplicar uma política universalizada de preservação no controle dos recursos naturais, evitando, desse modo, o esgotamento e a degradação do meio ambiente que resulta em graves consequências ao planeta e à humanidade.

Entre os homenageados. esteve o promotor de justiça do Ministério Público e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), José Godofredo Pires dos Santos. Ele foi indicado pelo deputado Raimundo Santos. Uma das funções do Caoma é orientar e auxiliar a atuação dos Promotores de Justiça do Meio Ambiente com informações técnico-jurídicas em reuniões entre o MPPA e órgãos de gestão ambiental.

“Esse é momento importante e significativo que é a comemoração da Semana do Meio Ambiente. Nós vivemos um período de regressão da legislação ambiental de desregulamentação e isso tem preocupado muito. Esse momento aqui na Assembleia legislativa do Pará  é oportuno porque reconhece essa atividade e de pessoas e instituições e empresas, todas com trabalhos na preservação ambiental”, disse o promotor.

Na área de educação, o pedagogo e diretor da Escola Estadual Gregório de Almeida Brito, Inaldo Miranda Alves, recebeu a condecoração por indicação do presidente do Poder Legislativo, deputado Dr. Daniel Santos.  A escola localizada no bairro do PAAR, em Ananindeua, tem um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Pará, com média acima da média nacional.

“Isso representa muito porque a gente tem um trabalho na escola e com a comunidade do PAAR. Isso é um reconhecimento ao nosso trabalho na área da educação e também é voltado ao meio ambiente. Nós trabalhamos uma metodologia em que a escola é o próprio laboratório e isso reflete nas avaliações e na vida escolar e social dos alunos junto à comunidade, trazendo a consciência sobre a responsabilidade social e ambiental”, reiterou o pedagogo.         

O Padre Bruno Sechi, fundador da República de Emaús, foi agraciado por recomendação da  deputada Professora Nilse Pinheiro. O movimento surgiu nos anos 70 com o objetivo de retirar da marginalização jovens da periferia de Belém, onde liderou a criação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente ( CEDECA), sendo o primeiro no Brasil. O projeto desenvolve, entre outras atividades, educação ambiental no bairro do Bengui, local que abriga estufas com viveiros de mudas e produção de hortas orgânicas.                   

“Toda manifestação que reconhece a prática na área ambiental é bem aceita. Esse é um reconhecimento do nosso trabalho que existe há quase 50 anos e é muito gratificante, sou agradecido por essa oportunidade”, ressaltou padre Bruno.        

Para a deputada professora Nilse Pinheiro, a Sessão é um importante instrumento de reconhecimento para toda a sociedade paraense.   

“É uma justa homenagem no sentido até de gratidão por todos os serviços prestados que o padre Bruno tem feito ao Estado do Pará, em relação à qualidade do meio ambiente quando desde a década de 70 iniciou essa arrecadação pela garantia de direitos e da preservação ambiental.  Me sinto feliz em poder prestar essa homenagem  porque esse é um reconhecimento  não só do gabinete e da Assembleia Legislativa, mas de todo o Estado do Pará”, observou a parlamentar.   

“Post Mortem”

Em um momento de homenagem póstuma, foi concedido a honraria de“Post Mortem” à família do ambientalista André Costa Nunes, falecido em agosto de 2018.  André combateu de frente um dois maiores crimes ambientais já praticados no Pará, o Lixão de Marituba. Era empresário, escritor, ativista social e defensor do meio ambiente.

Ao receber a homenagem em nome dos familiares, André Nunes Filho destacou a emoção que sentiu ao presenciar a reverência ao seu pai.  

“O meu pai se foi, mas a luta dele, o seu pensamento e a sua causa se eternizaram. E quero aqui agradecer ao deputado Raimundo Santos e a esta Casa por esse momento de muita emoção em homenagem ao meu pai”, disse, emocionado.   

Conscientização       

Para promover a consciência de preservação e o cultivo de hortaliças em espaços urbanos, foram distribuídas sementes diversas aos participantes: couve, alface, entre outras espécies.          

Também prestigiaram o evento os deputados Ângelo Ferrari, Dirceu Ten Caten, delegado Nilton Neves e Helóisa Guimarães, além do Procurador-Geral do Ministério Público do Estado, Gilberto Valente Martins; Promotor do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanização do Ministério Público, Nilton Gurjão das Chagas; Desembargadora e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região - TRT,  Socorro Teixeira Leal; representantes de associações, Ongs e sociedade civil organizada.

 

Texto: Mara Barcellos

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 (4o andar) - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha


Telefone: (91) 3213-4381 / 4478

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019