Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Presidente da Comissão de Direitos Humanos repudia declarações do Procurador de Justiça Albuquerque

27/11/2019 14h43 - Atualizada em 27/11/2019 17h04
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
O deputado Bordalo, que preside a CDHDC da ALEPA, lamentou as manifestações do Procurador referentes à questão racial de negros e índios.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Bordalo (PT-PA), repudia as declarações feitas pelo Procurador de Justiça Ricardo Albuquerque da Silva referentes à questão racial de negros e índios.

Nesta quarta-feira (27) o presidente da Comissão se manifestou na tribuna do plenário Newton Miranda da casa legislativa e declarou que o teor do áudio que circula nas redes socais onde constam as manifestações do Procurador contraria princípios de um defensor de direitos e lamentou tal manifestação.

"Lamento que nas nossas instituições republicanas possa ter membros que ainda pensam dessa forma. Os indígenas foram violentamente assassinatos por invasores portugueses, a história não pode ser apagada. Somente na Amazônia estima-se que cinco milhões de indígenas teriam sido dizimados por forças de atuação Portuguesa, não é porque não queriam trabalhar para os portugueses, mas porque não permitiram a invasão do seu território, a destruição do seu modo de vida pelos invasores interessados apenas nos recursos naturais", declarou o presidente da CDHDC.

Apesar de o Procurador não reconhecer a dívida histórica que a escravidão causou para negros e índios o mesmo parece ignorar, pode-se assim inferir, estudos e dados feitos e apurados por inúmeras instituições em que apontam que o país empurrou essas populações para vulnerabilidade social, sem garantia de direitos e acesso às políticas públicas. Não levar em consideração este fator é fechar os olhos às injustiças sociais, que até os dias atuais lutamos para vencer.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019