Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Nota de repúdio - Invasão da Embaixada da Venezuela

13/11/2019 13h54 - Atualizada em 13/11/2019 14h04
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo

A invasão da Embaixada da Venezuela no Brasil nesta quarta-feira (13) por grupos de apoiadores de Juan Guaidó, presidente autoproclamado, é considerada um ato abjeto nas relações internacionais e violou a Convenção de Viena, na qual afirma que as instalações diplomáticas são invioláveis ​​e têm imunidade, mesmo em caso de guerra.

É importante lembrar que Embaixadas são consideradas a extensão de um território que mantém ali sua representação, invadi-las caracteriza uma ameaça a um país soberano. Tais situações, como o que ocorreu pela manhã com a Embaixada da Venezuela, agrava as relações internacionais e coloca em risco a manutenção da paz e segurança internacional, visto que assinala como ataques aos próprios Estados.

Este ato violento em solo brasileiro envolvendo uma Embaixada não poderia ser mais constrangedor ao Brasil no momento em que recebe em Brasília os líderes de China, Rússia, Índia e África do Sul e que formam, juntamente com o Brasil, a Cúpula do Brics.

Diante deste fato e de outros acontecimentos que envolvem o Presidente Bolsonaro na gestão do governo, o Brasil segue como um país que não inspira confiança, segurança e respeito aos preceitos republicanos.

Esperamos que as pessoas envolvidas na invasão sejam identificadas e respondam por seus atos. Ao povo venezuelano prestamos nossa solidariedade.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019