Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo destaca ação do governo do Pará na preservação da Amazônia

30/10/2019 17h01 - Atualizada em 30/10/2019 17h11
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo

O deputado Bordalo (PT-PA) criticou, na terça-feira (29), na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), a ausência de governança ambiental do Governo Federal e destacou a atuação e compromisso dos governadores da Pan-Amazônia na busca pela preservação, projetos e estratégias de desenvolvimento sustentável para a região.

O Presidente Bolsonaro, desde as disputas eleitorais, não apresenta um plano de defesa e fortalecimento de órgãos e instituições de fiscalização do meio ambiente ou um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. Para o deputado Bordalo desde o início do seu governo a governança ambiental vem sendo desmantelada. "Ao questionar os órgãos [Ibama e ICMBio] colocam em dúvida suas atribuições e competências, isso enfraquece essas instituições e estimula setores que realizam verdadeira pilhagem ambiental".

Em agosto deste ano na região da Amazônia Brasileira ocorreu diversos registros de queimadas criminosas na floresta, um desses episódios ficou conhecido como o "Dia do Fogo", provocado por latifundiários de Novo Progresso, no Pará, fato este considerado momento-chave para se incentivar mais focos de incêndio na floresta. Nesta quarta-feira (30) o Presidente Jair Bolsonaro declarou que incentivou as queimadas por não se identificar com a política ambiental de governos anteriores.

Na contramão Governos Estaduais da Pan-Amazônia têm se reunido para traçar estratégias e projetos que tenham como foco a preservação da floresta em pé. Para o petista, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, o Governo do Estado do Pará segue como aliado para implementar uma política de desenvolvimento com preservação e sustentabilidade.

"Desde a crise ambiental observo uma diferença de tom e de atitude do Governo Estadual [Pará], junto com o governador Flávio Dino e outros governadores da Amazônia, não estão embarcando nessa loucura [governo federal]. Os crimes ambientais estão sendo debatidos com rigor no Pará. Não há lugar no Pará para criminosos e eu acho que o governador [Helder Barbalho] está lançado uma proposta que é central nesse debate: a primeira medida é a criação do Fórum pan-americano permanente de defesa da Amazônia", declarou Bordalo.

Na segunda (28) governadores do Estado do Amazonas, Amapá, Pará Maranhão, Piauí (representando o Consórcio do Nordeste), além de províncias do Peru: Huánuco, Ucayali e San Martín; participaram da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia no Vaticano e entregaram uma carta com um plano de compromisso para a preservação da Amazônia. O próximo encontro da Cúpula Pan-Amazônia seja realizado em Belém em 2020, com data a ser definida.

Assista ao vídeo do pronunciamento do deputado Bordalo:

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019