Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - REP

Notícia

A Procuradoria da Mulher, e a Bancada Feminina definem ações para campanha Outubro Rosa

09/10/2019 21h44 - Atualizada em 09/10/2019 10h27
Por Rita Martins - Assessoria Dep Professora Nilse

Ampliar imagem
Procuradoria da Mulher e Bancada Feminina em reunião para ações do Outubro Rosa
Ampliar imagem

Na tarde desta quarta-feira (09) na sala dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, transcorreu a primeira reunião de ações entre Procuradoria da Mulher e Bancada Feminina. A reunião teve por pauta definir as principais ações que contribuirá para ampliação da programação do Parlamento, voltada para o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. 

As Deputadas decidiram  realizar uma série de atividades para alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, como o cuidados com a saúde, e a importância dos exames regulares com médicos especializados para o diagnóstico do câncer de mama.

As Deputadas foram  objetivas ao afirmarem que as mulheres tem direito ao acesso com maior facilidade aos exames preventivos, e que os serviços vão se estender ao longo dos meses, que não ficará restrito ao mês da campanha, pois muitas vezes essas mulheres esbarram na burocracia ou enfrentam longas filas de espera, o que causa desconforto, constrangimento e baixa autoestima, em não poder realizar exames básicos, como ressonância ou mamografia.

A deputada Profª Nilse,  que 
é a procuradora especial da mulher deste pleito legislativo disse que "A Procuradoria Especial da Mulher assume seu papel enquanto instituição da Alepa, contribuindo para a campanha Outubro Rosa, com ações efetivas que venham a atender o público da Região Metropolitana e expandindo para outros municípios, a procuradoria e a bancada feminina iniciam seus trabalhos  sociais com a responsabilidade de divulgar o conhecimento e os serviços de prevenção desta doença.  "No dia 15 deste mês faremos outra reunião para tratar da organização das atividades. São muitas ações envolvendo todas as deputadas da Alepa, com o apoio do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), do Departamento de Bem Estar Social (DBES) e da presidência da Casa", disse a deputada.

A deputada Ana Cunha lembrou que "o Pará é hoje o estado com piores índices relacionados aos tumores femininos, com incidência alta em câncer de mama e de colo de útero, e que a união das Deputadas bancada e Procuradoria devem ampliar suas ações para alcançar os municípios do interior, oportunizando mais acesso aos serviços de saúde", ressaltou.

A Deputada Nilse ainda reforçou que a procuradoria, mesmo sendo da Alepa precisa ter recursos para atender os 144 municípios, "precisamos buscar capilaridade para trabalhar as ações de forma regionalizada, e assim  atender todo o estado, um diferencial será a expansão da campanha que não irá se restringir só ao mês de Outubro,  mas continuará ao longo do ano, com mais ações como essa, de prevenção ao câncer de mama. Para isso, já estamos buscando parceiros", afirmou a Deputada Nilse.

Participaram da reunião as deputadas Ana Cunha, Profª Nilse, Diana Belo, Heloísa Guimarães, Michele Begot e Paula Gomes.

Programação- Entre as atividades previstas para o Outubro Rosa, foi definida a realização de uma caminhada no próximo dia 27, com saída da Escadinha do Cais do Porto e chegada na praça Batista Campos, onde as participantes irão receber atendimento em vários serviços, como o acesso a consultas e exames, além da coleta de doações de lenços para serem entregues às mulheres vítimas de câncer de mama e que enfrentam as sequelas do tratamento, como a perda de cabelos por causa da quimioterapia.

No dia 31, será realizada uma Sessão Especial para discutir as demandas do Pará em relação à prevenção ao câncer de mama e como está a cobertura para rastreamento e diagnóstico da doença, por meio de mamografias. "Podemos ver quais regiões no Estado precisam de mamógrafos, para que possamos apresentar projetos e emendas ao orçamento e garantir o acesso das mulheres ao principal exame preventivo contra o câncer de mama", explicou Ana Cunha.

A Sessão Especial  será a oportunidade de homenagear quem se destaca no trabalho de prevenção e tratamento da doença, com a entrega de diplomas de reconhecimento, seguida da inauguração de uma iluminação especial da fachada da Alepa, em cor de rosa, marcando a adesão do Poder Legislativo à campanha mundial do Outubro Rosa. O Palácio Cabanagem também seria aberto para uma exposição, com fotos de mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4395 / 4270

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019