A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa (CDHDC) realizou audiência pública para tratar do fechamento de escolas públicas no campo no Pará. Os deputados integrantes da Comissão, Carlos Bordalo (PT) e Marinor Brito (PSOL), em parceria com a Comissão de Direito à Educação da OAB-PA e do Fórum Paraense da Educação no Campo (FPEC), ouviram representantes de diversas áreas da educação no estado sobre as demandas relacionadas ao tema.
O professor Salomão Hage, coordenador do FPEC divulgou números alarmantes. "Em todo o estado, nos últimos cinco anos, 1.700 escolas foram fechadas, 75% desse total eram escolas de comunidades rurais e, na sua grande maioria escolas municipais, escolas multisseriadas, unidocentes, que atendem poucos estudantes devido ao tamanho das comunidades que enfrentam problemas com acessibilidade".
Marinor lembrou da aprovação do projeto de lei de sua autoria, criando a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública no Pará, que auxiliará na defesa das diversas pautas da educação e destacou a importância de se levar este debate a todo o estado.
"Precisamos fazer com que este debate aconteça em todas as regiões do Pará, pois a educação é direito inalienável, que deve ser garantida para o avanço da sociedade", defendeu a deputada, que também integra a Comissão de Educação da Casa.
* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.
Endereço:
Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem
Telefone: (91) 3182-8437
Endereço:
Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200
AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação
Todos os Direitos reservados | 2019