Dep Professora Nilse

26/08/2019 17h27 - Atualizada em 26/08/2019 17h27
Por Rita Martins - Assessoria Dep Professora Nilse

Encontro de Mulheres Republicanas - Ananindeua

Ananindeua (PA) – “Do Luto a Luta” foi o tema que deu o tom ao evento do Mulheres Republicanas Pará, uma alusão à campanha nacional do movimento pelo fim da violência contra a mulher. O encontro aconteceu na manhã de sexta feira (23) no plenário da Câmara Municipal de Ananindeua.

O evento foi conduzido pela deputada estadual professora Nilse, secretária do Mulheres Republicanas no Pará. Em sua fala de abertura cumprimentou a todos os presente e falou da luta da mulher no município de Ananindeua, que vem avançando desde o período em que esteve vereadora. Entre as metas da bancada feminina da Alepa está a criação da procuradoria da mulher em cada município do Estado do Pará, para que cada mulher paraense tenha onde recorrer de seus direitos, criando sororidade à luta das mulheres. A bancada pluripartidária é um grande exemplo do avanço no fortalecimento do combate à violência contra mulher, que é um problema público”, disse a republicana.

O deputado estadual Fábio Freitas, presidente do Republicanos Pará, esteve presente e parabenizou a luta atuante da colega de parlamento e seus avanços em defesa das mulheres paraenses, e disse que elas estão fazendo história no partido, que acaba de completar 14 anos. O deputado fez uma fala breve e pontuou os principais objetivos do partido que apesar de muito jovem, vem crescendo em todo estado, com 70% de mulheres filiadas e 30% de homens, e ressaltou a importância da mulher na vida política, para a garantia de mandatos cada vez mais comprometidos com a cidadania.

“As mulheres contribuem de forma direta para o desenvolvimento da sociedade, em vários seguimentos, realizam jornada dupla e, muitas vezes, tripla. O empoderamento da mulher é uma realidade e devemos incentivá-la a entrar para a política”, disse Professora Nilse. Segundo ela, juntas todas as mulheres têm o poder de mudar a história, fazer a diferença e mostrar que o papel da mulher na política é fundamental para um Estado e um país melhor.

Após as composições e falas da mesa, aconteceu a entrega de certificado de posse das novas secretárias do Mulheres Republicanas dos municípios. Em seguida, Professora Nilse e Fábio Freitas homologaram fichas de filiação.

Na composição da mesa estavam presentes a vereadora de Ananindeua, Tamara Reis (Republicanos); a coordenadora estadual de Integração de Políticas de Mulheres, Marcia Jorge; a vice-secretária do Mulheres Republicanas Ananindeua, Eloísa Sampaio; a pré-candidata a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, além de Débora Martins, representando o deputado federal Vavá Martins.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II