Dep Ana Cunha

Deputada Estadual - PSDB

Sessão Solene comemora o Dia Estadual da instituição Sukyo Mahikari no Estado do Pará

13/08/2019 14h21 - Atualizada em 13/08/2019 14h23
Por Andrea Ferreira - Assessoria Dep Ana Cunha

Sessão Solene realizada nesta última segunda-feira (12.08), no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), foi momento de satisfação e harmonia. Em comemoração ao Dia Estadual da instituição Sukyo Mahikari no Estado do Pará. Membros, dirigentes a nível América Latina, Brasil e Estado do Pará foram agraciados pela a sociedade, tendo como proponente da sessão, a deputada Ana Cunha (PSDB).

O Dia Estadual da Sukyo Mahikari é comemorado anualmente no calendário do Pará, dia 27 de fevereiro, lei de autoria da deputada Ana Cunha, data esta escolhida porque segundo Hiroki Shimizu, presidente América Latina, diz que o trabalho de ajudar o próximo através da luz divina iniciou-se com o mestre fundador da Mahikari, Kotama Okada, pois recebeu uma revelação divina que deveriam espalhar essa arte de ajudar o próximo por meio da imposição da mão, e esta revelação foi justamente no dia 27 de fevereiro.

Deputada Ana Cunha deu início a sessão falando da importância de fazer o bem, no que a organização desenvolve essa arte na busca da felicidade, tendo como base deste trabalho Presidente Hiroki Shimizu sendo condecorado pela deputada Ana Cunhatrês pilares: saúde, harmonia e prosperidade. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido há 40 anos no Estado do Pará, foi entregue a Comenda Ordem do Mérito Cabanagem, umas das homenagens mais importantes da Alepa. Hiroki Shimizu, foi agraciado pela medalha e diploma, representante da organização espiritualista e do Grão-Mestre Koo Okada, residente no Japão. Esteve presente também, o presidente da sede no Brasil, Hidakazu Sakamoto, além do diretor geral do Estado do Pará, Alex Abreu, assim como autoridades representadas.

“Eu conheci a arte Mahikari através de uma senhora que não mora mais no Pará e sim, no Japão. Quando meu irmão estava doente ela aplicava a imposição da mão. Eles passam uma paz muito grande”, revelou a deputada.

De acordo com Hiroki Shimizu, essa prática realizada por meio da imposição da mão, os praticantes da Mahikari recebem uma medalha.

“Portamos no peito, e através dessa medalha recebemos a Luz do Criador, que nós Representantes da Sukyo Mahikari, da Câmara Municipal de Belém e Tenente da Aeronáutica chamamos de Deus Su, Senhor dos Céus e da Terra. Deus envia essa luz e nós podemos transmitir para as pessoas, independente da sua crença e assim, receber a proteção de Deus”, destacou o presidente.

Antes de fazer parte da entidade tem um curso preparatório de três dias, independente de religião. No final do curso, o futuro membro recebe a Medalha Sagrada Omitama.

Para o diretor do Estado do Pará, Alex Abreu, é de grande relevância esse reconhecimento.

“Esse dia é muito especial para nós, pois a sociedade também está reconhecendo esse trabalho que a Sukyo Mahikari vem desenvolvendo dentro do Estado”, disse Abreu.

O presidente Hiroki Shimizu explica que a Sukyo Mahikari vem com a ideia de ser um grupo que não é fechado em uma ideologia, partidarismos políticos ou étnicas. “O importante da Mahikari é realizar o movimento prático de ajudar o próximo e é nesse modo que nós estamos espalhados pelo mundo, não apenas com argumentações teóricas, mas de fato por meio de ações para ajudar a sociedade”, concluiu.

A Arte Mahikari foi fundada no Japão em 1959. Ela consiste em irradiar a luz divina, ou luz verdadeira, através da palma da mão. A sua prática é chamada de imposição da mão ou simplesmente purificação ou okiyoume, em japonês.

De acordo com a sua filosofia oriental, a história mostra, em textos bíblicos ou nos Sutras, que Jesus ou Sidarta praticaram artes semelhantes para levar a salvação aos que sofriam. A prática pode contribuir para a eliminação dos fenômenos de infelicidade causados por questões espirituais e até mesmo relacionados ao meio ambiente, como a contaminação alimentar.

A Sukyo Mahikari acredita num mundo melhor, com uma qualidade de vida elevada e digna a todos os seres. Os seguidores afirmam que a prática pode contribuir ativamente na melhoria da sociedade e do meio ambiente. É um trabalho voluntário que pode começar a partir dos 10 anos de idade.

A sede de Belém, fica localizada no bairro São Braz, Tv. Castelo Branco, 752.

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240

Telefone: (91) 3213-4271/4321