61ª Legislatura 2023 - 2027

Notícia

A primeira Corrida de Rua organizada pelo Poder Legislativo do Pará foi um sucesso

04/12/2023 13h24 - Atualizada em 04/12/2023 13h26
Reportagem: Carlos Boução - AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social
O percurso de 10 km teve a largada na frente do Palácio da Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Pará.

O Poder Legislativo do Estado do Pará ingressou no universo das Corridas de Rua ao realizar, no último domingo (03/12), a primeira prova pedestre realizada dentro da programação da Semana de Bem Viver no Pará, com um percurso de 10 km e uma caminhada de 3,5km, com saída e largada na frente do prédio do Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa – Alepa.

A corrida contou com a presença de aproximadamente mil participantes, tendo como destaque os servidores da Casa que acolheram o convite e se destacaram disputando a prova que premiou a todos os que concluíram o percurso com medalhas de participação. O kit distribuído aos inscritos continha camisa alusiva ao evento, uma garrafinha para água e a numeração contendo chip eletrônico.

Durante o percurso, teve a presença de fiscais, três postos de distribuição de água, assim como tapetes para controlar o tempo, batedores aos primeiros colocados, pelotão da Guarda Municipal dando suporte de segurança e assistência médica e ambulatorial aos corredores. A prova foi em todo o seu percurso sinalizada e marcada em cada quilômetro percorrido.

O médico Jorge Vaz, servidor da Alepa, corredor ranqueado com provas até no exterior, chegou entre os dez mais rápidos da prova, que somente premiou os três primeiros corredores no geral, feminino, masculino e PCD com troféus alusivos, sem diferenciação de faixas etárias. Outros troféus homenagearam corredores diversos, como o seu Vitor Souza Costa, de 82 anos, que completou mais uma prova, e corre sempre vestindo a camisa da Tuna Luso Brasileira, seu clube do coração.

Temos que ressaltar, no entanto, o desempenho do deputado Dirceu Ten Caten (PT) que completou o percurso como corredor de rua e ainda no papel de promotor e patrocinador da corrida, que foi organizada por uma empresa especializada. O custeio para sua realização foi obtido com emenda parlamentar dele e do deputado Chicão, presidente da Alepa. 

Para o deputado Dirceu, que incorporou o hábito de correr há dois anos, a Corrida da Alepa foi idealizada a partir das experiências de outras instituições, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, e a OAB. 

"Acho que a corrida foi maravilhosa", avaliou o parlamentar. Ele considerou, em sua fala, que o hábito de correr tem lhe feito muito bem. "Me ajuda na vida, na minha saúde física e mental, e percebi que no Pará e aqui em Belém, muita gente tem optado fazer atividade física, procurado correr e por isso achei que era necessário que o Poder Legislativo fosse também incentivador de novos hábitos", disse.

Para o primeiro colocado da prova Sidney Eugenio, de 36 anos, com o tempo de 33 minutos, o clima ajudou. A temperatura se manteve em 26°. "Foi uma corrida boa. A minha primeira corrida como campeão e vai ficar para a minha história, raramente se ganha uma prova assim, com tantos atletas bons, fiz o treinamento direitinho", disse.

Adriana Duarte, mesmo tendo competido um dia antes, foi a primeira mulher a chegar no pórtico de chegada da Corrida da Alepa, com o tempo de 39 minutos. "É uma iniciativa muito boa, incentivando a galera que está procurando qualidade de vida e espero que ano que vem tenha de novo", destacou.

Algumas imagens da primeira corrida da Assembleia Legislativa do Estado do Pará encontram-se em nosso Banco de Imagens 

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira de 8h às 14h

Todos os Direitos reservados | 2019