31/01/2023 | 14h24 - Atualizada em 31/01/2023 | 16h58

Criação da Secretaria da Mulher no Pará é discutida no Ministério da Mulher, em Brasília

Reportagem: Ascom

A deputada Nilse Pinheiro, Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará, esteve em Brasília, onde reuniu com a Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e a Secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmem Foro.

Na pauta da reunião estava o fortalecimento das ações e políticas públicas desenvolvidas pelo ministério no Pará, por meio da criação e implementação da Secretaria Estadual da Mulher no Pará.

O foco principal desta nova secretaria de Estado é o combate ao feminicídio, principalmente em regiões mais vulneráveis, como o arquipélago do Marajó.

A deputada Nilse reforçou a necessidade de continuidade do projeto Casa da Mulher Brasileira, que mantém duas unidades no Pará. Ela apresentou os avanços conquistados no território paraense a partir da criação da Procuradoria Especial da Mulher, a descentralização nos municípios e a apresentação de vários Projetos de Lei em defesa dos Direitos humanos das mulheres Paraenses.

Deputada Nilse Pinheiro e a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves
"A garantia dos direitos das mulheres paraenses é o meu compromisso permanente, os desafios são grandes, reais, e estou trabalhando focada para que as políticas públicas cheguem para todas nossas mulheres", reforçou a deputada Nilse Pinheiro.

Também participaram da agenda a coordenadora de integração de política para mulheres da SEJUDH, e presidente do Conselho Estadual da mulher, Márcia Jorge. Juntas, elas apresentaram o III Plano Estadual de Políticas para Mulheres, destacando os avanços na criação de organismos de política para mulheres nos municípios e de Conselho Municipais de defesa dos direitos das mulheres.