• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

30/01/2023 | 14h04 - Atualizada em 30/01/2023 | 14h37

ALEPA empossa seus 41 deputados na próxima quarta-feira

Reportagem: Rosa Alexandre

Edição: Dina Santos

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) está em contagem regressiva para dar posse aos 41 deputados que irão exercer suas atividades no Parlamento Paraense durante a 61ª legislatura, que tem duração de quatro anos. Essa grande festa legislativa está marcada para o dia 01 de fevereiro, quarta-feira, às 9 horas, na sede da ALEPA, conforme determina o Regimento Interno deste Poder.

A eleição de 2022 permitiu uma renovação significativa na ALEPA. Dos 41 parlamentares, foram eleitos 18 novos representantes do povo. Na luta pela conquista dos votos, o MDB foi o partido que mais se destacou no pleito ao eleger 13 parlamentares.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

Deputado Chamonzinho

O deputado Chamonzinho (MDB) foi o grande vencedor dessa disputa. Ele foi eleito com 109.287 votos, seguido de Iran Lima (MDB) com 92.710 votos, Cilene Couto (PSDB) com 91.611 e Chicão (MDB) com 91.542 votos.

Deputada Cilene CoutoDeputado eleito Iran LimaDepois do MDB, o Partido dos Trabalhadores (PT) ocupará 4 cadeiras no Plenário Newton Miranda. PSDB, PP e PL irão ocupar, cada um, três cadeiras no Parlamento Estadual Paraense. O restante das cadeiras ficou para os deputados eleitos pelo Republicanos, PSD, PSC, Podemos e PDT com duas vagas para cada partido. União Brasil, PTB, PSOL, PSB e Cidadania ficaram com uma cadeira para cada representação partidária.

Deputado Martinho Carmona

Dentre os deputados eleitos, há os que já estão no Parlamento Estadual Paraense há um bom tempo. Um deles é o deputado Martinho Carmona (MDB) que vai exercer suas funções na ALEPA pelo oitavo mandato consecutivo. Nessa larga experiência parlamentar, iniciada em 1995, já assumiu a presidência na ALEPA (1999 a 2003) bem como criou mais de 100 leis.

Ele se orgulha de ter beneficiado o povo paraense com essas leis: Lei 8.288/2015 que isenta o pagamento do ICMS nas contas de luz dos templos religiosos, a Lei 9.147/2020 que reconhece as igrejas como atividade essencial no Estado do Pará e a Lei 7.044/2007 que isenta as pessoas com mais de 65 anos do pagamento de qualquer taxa para renovar a Carteira Nacional de Habilitação.Deputada Ana Cunha

As mulheres também se destacaram na Assembleia Legislativa do Pará. Uma delas é a deputada Ana Cunha (PSDB), que iniciou em 2003 sua carreira política na ALEPA. Em 2022 foi eleita para o sexto mandato. Ao longo dessa jornada política, ela já exerceu em 2016 o cargo de presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A parlamentar é autora da Lei 7294/2009, que determina que a pessoa com deficiência locomotora tem prioridade para se matricular próximo de sua residência.

Os novos deputados e deputadas poderão se inspirar nesses homens e mulheres experientes que lutam a cada dia neste Poder para atender às reivindicações do povo paraense. A Casa do Povo Paraense está de portas abertas, toda reformada e com novo regimento para receber seus novos e antigos deputados que farão Leis para desenvolver o Estado durante a 61ª legislatura.