• Item
    ...

Notícia

01/12/2022 | 16h02 - Atualizada em 01/12/2022 | 16h12

Deputados recebem homenagem do Ministério Público de Contas do Estado do Pará

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (01), durante a Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Contas do Pará (MPC-PA). A solenidade concedeu ao chefe da Casa de Leis o "Colar do Mérito Institucional do Ministério Público de Contas do Estado do Pará", a mais alta distinção concedida pelo Parquet de Contas à personalidades de destaque que prestaram relevantes serviços ao MPC-PA e ao estado do Pará.

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará – MPC/PA, originalmente denominado Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Pará, é um órgão da administração direta do Estado. Institucionalmente, ao MPC/PA compete, nos termos do Art. 1º de sua Lei Orgânica, "promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das Leis, no que se referir à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, da competência do Tribunal de Contas do Estado" em todos os processos que tramitam na instituição. A comenda entregue ao presidente da Alepa refere-se aos trabalhos realizados à população do Pará.

Subprocurador-geral do MPC-PA, Stephenson Oliveira VicterO procurador–Geral do MPC/PA, Patrick Mesquita, abriu os trabalhos e seguida passou a palavra para subprocurador-geral do MPC-PA, Stephenson Oliveira Victer, responsável pelo discurso de saudação aos agraciados. Ele lembra a importância do diálogo institucional e pedagógico com o legislativo. "O trabalho cumprido pela Alepa promove políticas públicas que visam o desenvolvimento social e econômico da sociedade paraense", disse.

Presidente da Alepa, deputado ChicãoO presidente da Alepa, deputado Chicão, falou sobre a condecoração do Ministério Público de Contas do Estado do Pará. "Sou muito grato pelo reconhecimento do trabalho que a Alepa faz em todo o Estado. Como servidor público, procuro servir a população do Pará com respeito. Muito obrigada pela honraria", declarou.

O deputado Chamonzinho também recebeu o "Colar do Mérito Institucional do Ministério Público de Contas do Estado do Pará". Para ele a condecoração representa o resultado de um trabalho feito em parceria entre órgãos que trabalham em prol da população do Pará.Deputado Chamonzinho

"Muito feliz com a homenagem, é gratificante vê que o trabalho que, todos na Alepa, desenvolvem. Estamos sempre atentos, fazendo o possível para fortalecimento das instituições do Pará. O dialogo que temos com todos é franco, a Alepa trabalha com a aprovação de pautas importantes para o desenvolvimento do Pará", comentou.

Secretária Legislativa Rebecca HesckethA secretaria legislativa Rebecca Hesketh recebeu a medalha do Mérito Institucional do Ministério Público de Contas do Estado do Pará. Rebecca Hesketh é servidora pública efetiva do Estado e atua na Alepa desde 2015. Em 2019 assumiu a secretaria legislativa, onde atua diretamente com planejamento estratégico da Alepa.

Ao final da solenidade, o Procurador-Geral do MPC-PA, Patrick Bezerra Mesquita, destacou que a Alepa possui um sistema democrático, uma vez que ela vota o orçamento para o estado do Pará.

A Sessão Solene contou com a presença das demais autoridades: Stephenson Oliveira Victer, da corregedora-geral; Deíla Barbosa Maia, do ouvidor Stanley Botti, das procuradoras de contas Silaine Vendramin e Danielle Costa; e do procurador de contas Felipe Rosa Cruz; e da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima.