11/08/2019 | 10h07 - Atualizada em 02/09/2019 | 14h33

Deputados encerram as ações do Programa Governo Por Todo o Pará em Soure

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Rica em suas belezas naturais, chamada também de "Pérola do Marajó", a cidade de Soure foi a última a receber o Parlamento Estadual, que participou ativamente do Programa Governo Por Todo o Pará, realizado no arquipélago marajoara, de 8 a 10 de Agosto. O evento em Soure, durante este sábado, foi marcado pela entrega de 59 cheques moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), e por visitas a vários locais, levando à população do município serviços de assistência social e saúde.

Para o Presidente do Parlamento Estadual, deputado Dr. Daniel Santos, o papel de um deputado, além de apreciar e aprovar proposições, deve ser também o de fazer vistorias dos serviços que o Executivo traz para a população. "Passa pela Assembleia Legislativa o que o governo do Estado faz pela população deste Estado, os projetos que o governo envia à Casa de Leis nós aprovamos, pois sabemos que é de interesse do Pará. Essa região do Marajó terá seu devido valor, a Alepa tem o compromisso de ajudar em ações que levam educação, saúde e saneamento, assim como outras. Esse trabalho que o governo vem executando terá sempre o nosso apoio, é hora de pensar no que o povo precisa, nos anseios da sociedade, ouvir. A itinerancia é isso, podem ter a certeza que a Alepa estará pronta a escutar e colocar em prática o que deve ser feito pelo Pará. Já estamos fazendo isso e vamos melhorar a cada dia", disse o presidente.

"Agradeço a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Neste momento de governo itinerante, tivemos a presença de 24 parlamentares, uma Sessão Especial e a audiência pública feita pela Alepa, demonstrando a preocupação que o parlamento tem com a população marajoara. Nosso objetivo é fazer uma interlocução com cada cidade, viemos para atender à população e vamos continuar. O nosso trabalho é para todo o Estado do Pará, para a sociedade em geral. Esse modelo de governança tem o intuito de aproximar as pessoas da nossa gestão, ouvir o que a população espera de nós e, consequentemente, estaremos cada vez mais habilitados para atender à população deste Estado", enfatizou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

Segundo o deputado e Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentária da Alepa (CFFO), Júnior Hage, a população precisa dessa aproximação com seus representantes. "É justamente isso que essa gente necessita, uma aproximação com a gente. Hoje, aqui em Soure, temos a entrega da segunda parcela do cheque moradia às famílias que há um bom tempo lutam para ter isso. É um direito delas, bem como todas as outras ações que estão sendo cumpridas. O governo do estado vai fazer tudo aquilo com o qual se comprometeu, irá dar segmento aquilo de bom que existia e melhorar o que estava faltando, que era esse diálogo, esse comprometimento com o ente municipal, e o fortalecimento dessas ações terá a presença dos parlamentares, para que juntos saibamos de fato o que a população precisa", disse ele.

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima: "O governo do estado vem andando por todo o Pará e a Alepa acompanha, manifestando sua preocupação com o Estado. Discutir as práticas que envolvem os habitantes é uma responsabilidade dos Poderes e a Assembleia Legislativa cumpre, assim como o Executivo. É um trabalho de mãos dadas sendo conduzido para o Pará", acentuou o secretário.

Povo feliz- "É uma benção de Deus em minha vida receber esse cheque moradia, há tempo nós precisávamos ser olhados. Não sou de falar muito, mas estou muito feliz, é isso que posso dizer", revelou a moradora de Soure, umas das contempladas pelo cheque moradia, dona Maria de Lourdes Calandrini, 64 anos, dona de casa e mãe de 6 filhos.

Após o término da entrega do cheque moradia, os deputados e o governador do Estado receberam delegações dos municípios de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Muaná e Soure. Participaram da comitiva de Soure os deputados Cilene Couto, Delegado Caveira, Dilvanda Faro, Eliel Faustino e Gustavo Sefer.

A cidade de Soure- O município de Soure tem uma população de 23.001 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010. O PIB Per Capita é de R$ 7.329,77, sendo ainda o salário médio mensal dos moradores de 1,8 salário mínimo. O turismo é o segmento forte no município, considerando suas belezas naturais e seus mistérios que já renderam enredo campeão de carnaval carioca.  A cidade reúne também o bucolismo das fazendas centenárias, passeio de búfalos e a praia do Pesqueiro. Além do turismo, a base econômica de Soure tem ênfase na agricultura, com plantação de mandioca, feijão e milho, e na pecuária, com a criação de búfalos e bois. Na extração vegetal, o palmito, açaí, madeira, lenha e carvão vegetal.