06/10/2022 | 14h17 - Atualizada em 06/10/2022 | 14h46

Alepa realiza Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

Reportagem: Andrea Santos

Fé, devoção, gratidão e amor são algumas das palavras que definem a maior festa religiosa do Brasil - o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro, em Belém. Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em outubro de 2001, foi aprovado a Resolução nº 09 que instituiu a quinta-feira que antecede ao domingo do Círio de Nazaré para a realização da Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Na solenidade, é entregue a comenda "Mérito Nossa Senhora de Nazaré", criada por meio do Decreto Legislativo nº 36 de 24 de outubro de 2001.

Neste ano, 14 pessoas foram homenageadas durante a Sessão Solene que aconteceu na manhã desta quinta -feira (06.10) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

O presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, presidiu os trabalhos acompanhado pelos parlamentares Cilene Couto, professora Nilse Pinheiro, Ana Cunha, Dirceu Tem Caten, Gustavo Sefer e Thiago Araújo.

Da tribuna, o deputado Thiago falou em nome dos parlamentares sobre a homenagem da Alepa à Rainha da Amazônia. "Temos a nossa fé em Maria, essa é a Sessão mais importante do ano, proposição do ex-deputado Luiz Sefer, pai do deputado Gustavo Sefer. E a medalha do Mérito Nossa Senhora de Nazaré foi uma proposta do meu pai, Zeca Araújo, ex-deputado estadual. Grato em participar mais vez dessa Sessão, mas sobretudo, em dar boas-vindas ao povo do Pará, em mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Que o Círio seja repleto de amor, paz e muita prosperidade a todos", disse ele.

Após a fala do parlamentar, Rubão Andrade, servidor da Alepa, louvou a Nossa Senhora de Nazaré. "Quando a vida faz nascer o mês de outubro, eu descubro uma graça bem maior, que me faz voltar no tempo e ser menino, e ao som do sino ver a vida amanhecer..", diz parte da canção entoada pelo servidor.

Em nome dos agraciados, Pedro Paz, integrante da catequese da Alepa e servidor há 45 anos, agradeceu a homenagem recebida do presidente da Alepa, deputado Chicão. "Em nome de todos os agraciados com a comenda 'Mérito Nossa Senhora de Nazaré', digo a vocês que este é um momento de fé, alegria e felicidade. Todos aqui são praticante da fé e que possamos fazer aqui na terra o nosso céu para que sejamos uteis à palavra do Senhor. Sejamos obedientes ao evangelho de Deus e à  nossa Mãe querida, que é Mestra e Mãe. Desejo a todos os irmãos tudo oque há de melhor, em especial à equipe de catequese deste Poder Legislativo. Obrigada, deputado Chicão, pelo reconhecimento do trabalho de todos os servidores desta Casa de Leis", falou.

"Parabenizo a todos da diretoria desta linda festividade, o Círio de Nazaré. Muito obrigada aos que trouxeram a este plenário a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que estará no próximo domingo, dia 09, nas ruas de Belém. Obrigada também aos servidores que realizaram o 25º Círio da Alepa. Feliz Círio ao povo do Pará", disse o presidente da Alepa, deputado Chicão.

A mensagem final no Círio da Alepa foi feita por Dom Alberto Taveira. "Todos nós estamos vendo o movimento da cidade desde o início da semana, estamos naquela correria. As pessoas estão felizes. O Círio é um grande encontro onde as pessoas se sentem felizes, agradecidas pelas bênçãos alcançadas. Agradeço à Alepa por todos os anos realizar essa sessão que é um bem para todos nós. Gratidão a esse Poder Legislativo e desejo um feliz Círio a todos. Viva Nossa Senhora de Nazaré e que Deus nos abençoe",

Círio da Alepa

O sargento Luís Antônio, um dos idealizadores do Círio da Alepa explicou que o início do Círio da Alepa foi em 1997 e que a Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, veio somente depois de alguns anos. "Em 1997, demos início ao Círio da Casa com peregrinação por todos os departamentos. Somente depois foi criada a Sessão Solene em homenagem a Mãe de Jesus". Ele lembrou ainda que "a primeira Medalha Nossa Senhora de Nazaré foi entregue ao Dom Vicente Zico, nomeado pelo Papa João Paulo II, em 1990, Arcebispo de Belém. Ele faleceu em 2015, aos 88 anos", relatou.

Homenageados:

1- Frei José Ronaldo Gomes de Melo