Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Tradição viva: Círio da Alepa completa 25 anos e reúne mais de 100 servidores

Notícia

06/10/2022 | 10h59 - Atualizada em 06/10/2022 | 12h39

Tradição viva: Círio da Alepa completa 25 anos e reúne mais de 100 servidores

Reportagem: Natália Mello

Edição: Andreza Batalha

Uma série de pequenas romarias ajuda a tornar o Círio uma manifestação genuinamente de todos os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a procissão dos servidores completa, em 2022, uma tradição de 25 anos. Realizada nesta quinta-feira (6), às vésperas da grande romaria da festividade, que ocorre no próximo domingo (9), a procissão entra no clima de reencontro promovido pela Arquidiocese da capital e reuniu mais de 100 funcionários da Casa Legislativa.

Como todos os anos, a programação começou com uma missa celebrada na Catedral Metropolitana de Belém, às 8h. Participaram da celebração os deputados Dirceu Ten Caten (PT) e professora Nilse (PDT). Durante a missa, presidida pelo padre Edvaldo Amaral, pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, foi falado sobre a importância desse momento de retorno às ruas para celebrar o Círio, a vida, e a fé em Deus e em Nossa Senhora.

Após a celebração da missa, os servidores saíram em procissão pelas ruas da Cidade Velha em direção à sede da Alepa, na Praça Dom Pedro, onde a imagem fica, e onde os parlamentares recebem a imagem peregrina da Virgem Maria, usada no Círio, para uma sessão solene. Para a deputada professora Nilse, que fez o percurso e participa sempre, completar 25 anos de de Círio da Casa é uma oportunidade de agradecer.

"É maravilhoso completar 25 anos de Círio, e queremos agradecer à Nossa Senhora de Nazaré pelas bênçãos derramadas a servidores, colaboradores, deputados. Esse é o Círio da renovação, da fé, então podemos e devemos ir às ruas glorificar a Deus e à Ela, e pedir para continuar a nos abençoar. Nossa Senhora, Rainha da Amazônia, que continue a abençoar o povo paraense", declarou Nilse.

Nascido em Marabá, no sudeste do Estado, o deputado Dirceu Ten Caten cresceu em uma família gaúcha que manteve, desde sempre, relações estreitas com a igreja católica. Filho de pai seminarista e mãe missionária da congregação, desde 2015 mora em Belém, quando passou a exercer o mandato como parlamentar estadual, ele acredita que o Círio é uma oportunidade de renovar a fé e a esperança no coração dos paraenses.

"Renova a nossa fé em uma vida melhor, em um mundo melhor, é um momento de conexão com o nosso criador, Deus, a partir da celebração junto à mãe de Jesus Cristo. Mas não deixa de ter uma característica que transcende a questão religiosa e católica, porque é tão forte a energia, tão grandiosa, que contagia pessoas que são de outras religiões ou que não são de nenhuma religião, que são tocadas por essa energia espiritual. Além do que representa para as famílias, para o convívio familiar e cultural", analisa Dirceu.

O deputado diz ainda que, devido à grandiosidade da manifestação hoje, que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas e atrai visitantes de todos os Estados e até de outros países, há uma movimentação intensa econômica e turística na cidade, e que, para além do que representa o Círio para o Estado, ter esse momento na Alepa é especial. "Acho fundamental porque traz essa energia toda do Estado para dentro da casa do povo, que é a casa de leis estadual", conclui.

A Procuradora Geral da Alepa, Nazaré Guimarães, há 37 anos servidora da Casa, diz, emocionada, o quanto é especial poder participar de um Círio tão de perto. "Nossa Senhora de Nazaré, para mim, significa a minha mãe, minha mãe do céu que Deus me deu", conta. "O Círio é um reencontro, todos os anos, e todos os anos ela está comigo. Quando os médicos operaram a minha mãe para retirar um tumor, eu nasci, e como nasci em outubro, minha avó colocou meu nome de Maria de Nazaré. Ela sempre está comigo. Tenho 62 anos, cai de uma altura de três metros e não me aconteceu nada. Foi Nossa Senhora que me segurou", lembra.

"É um júbilo, uma exaltação comemorar bodas de prata do nosso Círio da Alepa. São 25 anos realizando essa procissão e podendo agradecer como servidora por tudo que está acontecendo comigo", finaliza Nazaré, conhecida pela Casa por todos como Naná. Ela participa há mais de 10 anos ativamente da programação do Círio, com distribuição de água e lanche no Círio das Crianças.