• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

05/10/2022 | 12h16 - Atualizada em 05/10/2022 | 13h13

Novena de Nazaré marca a abertura das celebrações do 25º Círio da Alepa

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

As celebrações do 25º Círio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) iniciaram na manhã desta quarta-feira (05/10). Uma novena, realizada no Gabinete Militar com a presença dos servidores da Casa de Leis, marcou o momento.

Ao final da novena, o servidor Paulo Leite, que tem 37 anos de Casa, fez um pedido para que cuidem e escutem mais uns aos outros. "Muitas pessoas ainda estão vivendo momentos perturbadores, sequelas deixadas pela Covid-19. Temos uma preocupação maior com os jovens que, às vezes, não têm uma pessoa por perto para ajudar. Esse é um momento em que o amor aflora mais entre as pessoas, entre os irmãos. A todos um Feliz Círio e que possamos cuidar mais dos jovens", disse Paulo. 

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré que pertence à Alepa foi conduzida ao Gabinete Civil, onde foi ornada com um manto novo, doado pelo deputado Chamonzinho. 

Após esse momento, a imagem foi conduzida por servidores da Alepa para a Catedral Metropolitana de Belém, onde permanecerá até amanhã (06/10), data em que será realizada a Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e o Poder Legislativo recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pela Guarda de Nazaré. 

"Esse é um momento muito importante e esperado por todos os católicos paraenses. É uma satisfação participar de todo o processo do Círio da Alepa. Estamos planejando e organizando junto com a equipe de catequese da Casa. É gratificante. Desejo a todos os integrantes da Alepa um abençoado Círio. Saúde e paz ao povo do Pará", destacou o Coronel Guaraci Paranhos, chefe do Gabinete Militar da Alepa. 

Integrante da Catequese da Alepa, o Sargento Luís Antônio destaca o tema escolhido para 2022. "Mais uma vez estamos reunidos aqui para a festa da mãe do menino Jesus. Este ano, o tema é: Mãe, Maria e Mestra. Nos traz a reflexão de que Maria, como mãe, guardava tudo em seu coração. Como mestra, foi a primeira discípula após a morte de seu filho Jesus, ensinando a todos a ter fé, esperança e caridade", comentou o Sargento, que foi um dos idealizadores do Círio da Alepa em 1997.