03/10/2022 | 12h20 - Atualizada em 03/10/2022 | 12h50

Alepa tem 18 novos deputados eleitos para o próximo mandato

Reportagem: Natália Mello

Edição: Andreza Batalha

Das 41 cadeiras do legislativo paraense, 18 dos eleitos no pleito deste domingo, 2 de outubro, são novos parlamentares escolhidos pela população para representa-los na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Dentre estes, o mais votado foi Rogério Barra, do Partido Liberal, do atual presidente Jair Bolsonaro. Filho do deputado federal Eder Mauro, também do mesmo grupo político, o futuro parlamentar obteve 81.868 mil votos, sendo o quinto mais votado das eleições deste ano para o cargo.

Na frente dele na votação ficou o atual chefe da Casa Civil do governo do Estado, Iran lima (MDB), com 92.710 mil votos. O político figura como um dos "novos" deputados, porque inicia um mandato no próximo ano. Porém, é considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reeleito, pois não exerceu o cargo nos últimos quatro anos após ter sido afastado para assumir a posição de chefe da Casa Civil do governador Helder Barbalho.

Dentre os novos parlamentares eleitos, os segundo, terceiro, quarto e quinto mais votados foram: Erick Monteiro (PSDB), com 78.053 mil votos; Braz (PDT), com 65.495 mil votos; Zeca Pirão (MDB), atualmente presidente da Câmara de Vereadores de Belém, que foi eleito com 61.766 mil votos; e Ronie Silva (MDB), ex-prefeito do município de Benevides, eleito com 61.297 mil votos.

Bancada feminina
Também foram eleitas novas deputadas para a Alepa, mas a Casa, que contava antes com 10 parlamentares mulheres, 25% do total de cadeiras, passa a contar com sete. A mais votada entre elas foi a líder da bancada do governo na Casa, Cilene Couto (PSDB), reeleita com 91.611 mil votos. Em segundo lugar, a mais votada é a uma das novas mulheres da Assembleia, Paula Titan (MDB), que obteve 61.219 mil votos.

Em seguida, pela ordem de votação, as deputadas eleitas foram Ana Cunha (PSDB), reeleita com 55.725 mil votos; Diana Belo (MDB), reeleita com 52.685 mil votos; Andreia Xarão (MDB), eleita para um primeiro mandato com 48.006 mil votos; Maria (PT), ex-prefeita de Santarém e ex-candidata ao governo do Estado, com 43.255 votos; e Lívia Duarte (PSOL), que cumpria mandato de vereadora na Câmara de Belém, com 28.817 mil votos.

As deputadas eleitas no pleito de 2018 e ainda cumprem mandato até o final deste ano, Paula Gomes (MDB), Dra Heloisa (PSDB), Professora Nilse (PDT), Michele Begot (PSD), não obtiveram a quantidade necessária de votos válidos e ficaram como suplentes. As parlamentares que tentavam uma vaga para deputada federal eleitas foram Renilce Nicodemos (MDB), com 162.208 mil votos; e Dilvanda Faro (PT), com 150.065 mil votos. Marinor Brito (PSOL), que cumpria mandato de deputada estadual, tentou uma vaga na Câmara Federal, mas não obteve a quantidade de votos necessária para ocupar o cargo.