23/09/2022 | 07h41 - Atualizada em 23/09/2022 | 12h10

Tribunal Regional Eleitoral apresenta plano de segurança para eleições 2022

Reportagem: Andrea Santos

As eleições se aproximam e, junto,  vem também uma estrutura de segurança aos eleitores brasileiros. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral, que divulgou estatísticas sobre os 156 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições deste ano, dia 2 de outubro. Jovens entre 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, são um dos maiores registros nesse pleito, com 2,1 milhões de eleitores nessa faixa etária.

Definir o planejamento operacional de segurança para as eleições 2022 foi assunto pautado na tarde desta quinta-feira (22), no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). O trabalho será feito em conjunto entre as Policias Militar, Civil e Federal e o as Forças Armadas: Aeronáutica, Exército e Marinha.

"Nos reunimos para discutir um plano único, e assim, levar ao eleitor paraense tranquilidade no dia da votação", disse a Desembargadora presidente Luzia Nadja Guimarães Nascimento. Ela também falou sobre o uso de aparelho celular durante a votação. "Sempre foi proibido o uso de celular na cabine de votação. O eleitor irá se apresentar as pessoas da mesa com a sua documentação e em seguida, deve deixar seu celular na mesa e assim se dirigir a urna eletrônica para exercer seu voto. Essa ação é para o sigilo do voto. Caso o eleitor não colabore, haverá a detenção do mesmo", pontuou a Desembargadora que lembrou ainda: "O uso de armas para qualquer que seja o policial fica proibido durante a ida ao local de votação, somente será permitido se estiver de serviço".

Presidente do TRE-PA, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães

O vice-presidente do TRE/PA, Leonam Gondim,  comentou que o Pará tem uma imensa extensão geográfica, mas que a entidade busca cada vez mais aprimorar o seu trabalho.

Vice-presidente do TRE-PA, Leonam Gondim da Cruz Jr "Há lugares no Pará que temos acesso somente por barco, mas estamos nos aprimorando para que tudo ocorra de maneira positiva. Isso faz com que tenhamos uma eleição ordeira, sem intervenções", disse.

Glauco Maia

"Serão mais de 8 mil agentes de segurança pública trabalhando no dia das eleições. Haverá uma atuação maior nas cidades polos, iremos trabalhar com os nossos serviços de tecnologia e de inteligência, sempre interagindo com inteligência federal sobre qualquer ameaça", ressaltou o Tenente Coronel Glauco Maia, representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará/Segup. 78 municípios do Pará terão reforços das Forças Armadas nas eleições 2022.