19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Dia do Psicólogo é celebrado com palestra na Alepa

31/08/2022 12h50 - Atualizada em 31/08/2022 14h41
Por Andrea Santos - AID Comunicação Social

"A marca pessoal é o traço que um indivíduo deixa na mente de outras pessoas, é aquilo em que uma pessoa se destaca, incluindo valores, habilidades, paixões e propósito. Tudo isso, faz com que ele se diferencie dos demais indivíduos. A marca pessoal não é opcional, todas as pessoas têm uma, seja ela positiva, negativa ou neutra. Ela está relacionada a essência do indivíduo que o faz ser único", disse Keila Omura, consultora de imagem que participou de uma roda de conversa, na tarde desta terça-feira (30/08), no Departamento de Bem-Estar Social da Assembleia Legislativa do Pará (DBES). O encontro foi para celebrar o Dia do Psicólogo, realizado no último dia 27 de agosto. O tema levado aos servidores do departamento foi "Imagem pessoal no ambiente de trabalho". 

Para Karla Lobato, diretora do DBES, falar sobre a marca pessoal no campo profissional é essencial para que seu trabalho flua com mais tranquilidade e sucesso. "É importante a gente valorizar o psicólogo que passa e passou por inúmeras dores com a pandemia da Covid-19. O psicólogo tem sua marca e ela reflete diariamente no ambiente de trabalho, assim como muitos profissionais. Ele tem que estar sempre com autoestima elevada, pois ele é responsável por estudar e orientar o comportamento humano. Ele lida com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições", declarou ela. 

Keila Omura, relatou durante a palestra que a imagem é o primeiro ponto de contato com a nossa marca pessoal. "Todos temos uma marca pessoal independente da atividade profissional que cada um exerce. A imagem diz muito sobre o nível de profissional que você é. Sua competência, sua autoridade, antes de você abrir a boca para falar. Sua vida pessoal é fundamental para sua vida profissional", disse Omura. 

"Temos que ter nossa essência como pessoa para termos no campo profissional. Minha autoestima é necessária para que eu possa estar bem e fazer com que as pessoas se sintam da mesma forma. Essa roda de conversa nos fortalece", contou Julia Barbalho, psicóloga da Alepa. 

A roda de conversa mostrou aos profissionais do DBES que não existe diferença entre marca pessoal e marca profissional. Todo indivíduo é uma marca, o que ocorre é uma adequação de comportamento e traje, em determinado ambiente.  

Dia do Psicólogo 

No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Mas o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019