• Item
    ...

Notícia

09/08/2022 | 12h39 - Atualizada em 09/08/2022 | 15h20

Alepa aprova criação do Dia Estadual da Educação Adventista

Reportagem: Natália Mello

Edição: Andreza Batalha

Um dos projetos de lei aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em redação final, foi a proposição nº 399/2021, que institui o Dia Estadual da Educação Adventista, a ser comemorado anualmente sempre no primeiro sábado de outubro. De autoria do deputado Jaques Neves, a matéria visa o reconhecimento das escolas adventistas, cuja rede chega 126 anos no Brasil em 2022.

De acordo com o deputado, a Rede de Escolas Adventistas conta com mais de 500 unidades escolares no país e mais de 220 mil alunos matriculados, e tem como compromisso não apenas a qualidade pedagógica e o aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno, mas a sua formação integral, além de ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Ainda segundo Jaques, são mais de 7 mil unidades existentes ao redor do mundo e mais de 2 milhões de alunos matriculados desde a educação infantil até a livre docência.

deputado Jaques Neves

"No Pará, a Educação Adventista também possui uma longa história. Chegou ao Estado em 1941 e já conta com 80 anos de atuação nas terras paraenses. Atualmente, possuem 20 unidades escolares, presentes em Santarém, Uruará, Altamira, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Tucuruí e 10 educandários na grande Belém, além da Faculdade Adventista da Amazônia, localizada no município de Benevides", justificou Jaques Neves.

 deputado Dirceu Ten Caten

Outra matéria aprovada em redação final foi o Projeto de Lei nº 432/2021, de autoria do deputado Dirceu Ten Caten, que reconhece de utilidade pública a Associação dos Pescadores Artesanais de Porto de Moz (ASPAR). Fundada em 15 de março de 1995, a instituição atua no combate a ataques ao meio ambiente, como poluição aquática e pesca predatória, e no desenvolvimento de ações de educação ambiental e em ações de apoio e manutenção de qualidade dos recursos Hídricos; além de ser agente ativo na elaboração de políticas públicas.