02/08/2022 | 12h56 - Atualizada em 02/08/2022 | 14h02

Cultura e Educação ganharam destaque na pauta de votação da Alepa

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Andreza Batalha

O Grupo Folclórico Boi - Bumbá Malhadinho de São Sebastião da Boa Vista, município localizado no arquipélago do Marajó, fundado em 2005, teve aprovado por unanimidade, no plenário Newton Miranda nesta terça-feira (02), projeto instituindo o título de Utilidade Pública para o Estado do Pará.

Os deputados aprovaram ainda o projeto que declara a Corrida de Cavalo Marajoara de Ponta de Pedras como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. E instituíram ainda o "Dia da Alfabetização", no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Pará, a ser comemorado no dia 8 de setembro.

Boi - Bumbá Malhadinho

O projeto que institui ao grupo Boi - Bumbá Malhadinho o título de Utilidade Pública do Pará é de autoria do deputado Dr. Galileu. A Associação Civil e Cultural atua em São Sebastião da Boa Vista oficialmente desde o dia 11 de março de 2005. Realizando diversas atividades culturais do município.

O Boi - Bumbá Malhadinho surgiu em um contexto cultural e regional muito específico. Os anos 70 já estavam por terminar, com ele os bois - bumbas davam mostras de se extinguirem em São Sebastião da Boa Vista. Foi quando o prefeito da época, Juarez Guimarães, contratou Lucival da Conceição, natural da Vila de Icoaraci, para coordenar outro boi - bumbá que já existia no local desde a década de 50. A vinda deste senhor ao município foi um fator estimulante para a fundação do "Boi - Bumbá Malhadinho".

No dia 1° de Maio de 1978, sob a organização do Movimento Jovem "O Time de Cristo" da Igreja Católica, o "Boi-bumbá Malhadinho" foi fundado. O grupo tinha à frente o professor Amiraldo Nahum Sena, que coordenava as reuniões e os primeiros ensaios do Boi.

O nome "Malhadinho" foi aceito por unanimidade pela forma carinhosa como é pronunciada. Em 11 de Março de 2005, tornou-se uma Associação com a denominação atual, tendo adotado como oficiais as cores azul e branco.

Corrida de Cavalo Marajoara
O projeto que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará a Corrida de Cavalo Marajoara de Ponta de Pedras é de autoria do deputado Fábio Freitas.

Deputado Fábio Freitas

A corrida de cavalos marajoara em Ponta de Pedras existe há quase 20 anos, e já se tornou uma grande tradição na cidade, assim como nos municípios do arquipélago do Marajó. A "corrida de cavalo marajoara" em Ponta de Pedras ocorre na praia de Mangabeira. Onde diversas categorias de cavalos são estabelecidas.

A cidade e seus segmentos participam da grande movimentação desde seus preparativos. Por isso a corrida cresce a cada ano após ano e causa enorme animação para os vaqueiros de toda a região.

"As fazendas tradicionais e as demais se orgulham de participar e separam suas melhores montarias especialmente para a ocasião, constituindo em um patrimônio cultural que merece ser reconhecido, estudado e protegido no âmbito Estadual", fundamentou o parlamentar.

Dia da Alfabetização

O que institui e inclui no Calendário Oficial do Estado do Pará, o Dia da Alfabetização, a ser comemorado no Dia 8 de setembro, é de autoria do deputado Alex Santiago.

O dia 8 de setembro celebra mundialmente o "Dia da Alfabetização". A Alfabetização é um vetor prioritário no desenvolvimento sócio econômico de um país, um Estado e ou um município, considera. Para o deputado a alfabetização, como base da educação, é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). "Sem acesso à educação, não há pleno exercício da cidadania e em consequência não há desenvolvimento", disse.

Segundo dados recente divulgados pela secretaria de Estado de Educação, há no Estado do Pará hoje 45 Municípios sendo atendidos pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA Pa), essa ação mobiliza 1.500 coordenadores e alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado.