• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

24/06/2022 | 17h39 - Atualizada em 24/06/2022 | 17h44

Reunião de Trabalho busca alternativas para amenizar prejuízos em Outeiro no mês de julho

Reportagem: Andreza Batalha

Edição: Andreza Batalha

O deputado Miro Sanova comandou, na manhã desta sexta-feira (24/06), uma reunião de trabalho com a sociedade civil e órgãos públicos para buscar alternativas que visem organizar e amenizar os transtornos e os prejuízos dos moradores de Outeiro durante o mês de julho.

Desde que a travessia entre os distritos de Outeiro e Icoaraci ficou com o fluxo alterado por conta da derrubada de um dos pilares de sustentação da ponte Enéas Martins por uma balsa em 17 de janeiro, o parlamentar propôs a criação de uma Comissão Temporária Interna em Apoio à População de Outeiro.

Na reunião de hoje, o principal objetivo foi discutir uma alternativa para dar melhores condições aos moradores da ilha, uma vez que a travessia foi liberada apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

Representando os moradores da ilha, Paulo André Nascimento de Oliveira e Manoel Maria Paiva, relataram uma série de dificuldades e incertezas enfrentadas pela população de Outeiro. Entre as queixas, o horário limitado de uma das duas balsas disponibilizadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Belém para fazer a travessia. "Ontem mesmo eu saí às 16h da Ceasa e só consegui chegar às 2h da manhã em casa. Eu trabalhava com 16 feirantes, agora só estou com oito", lamentou Paiva.

Paulo André relatou problemas históricos e estruturais que os moradores de Outeiro enfrentam e clamou por um olhar mais cuidadoso para o local. "Já que o problema da ponte atraiu os olhares para Outeiro, os órgãos precisam nos dar suporte para problemas estruturais graves que enfrentamos no Distrito".

Como ainda não há previsão certa de quando a ponte será completamente liberada, o presidente da Associação Comercial da Ilha de Caratateua, Abílio Wanzeler, sugeriu que seja construída, de forma temporária e paliativa, uma ponte de balsas. Mas, segundo a representante da Secretaria de Transportes (Setran), Pamela Campanharo, uma equipe técnica ainda está fazendo os estudos de viabilidade. "Esses estudos são fundamentais para não comprometer a navegabilidade do rio e, sobretudo, a segurança", destacou.

O Tenente Coronel Formigosa, da Polícia Militar, explicou que todas as questões sociais enfrentadas em Outeiro recaem na área da segurança pública. "De fato, nosso efetivo é muito baixo para a densidade populacional de Outeiro", disse.

O deputado Miro Sanova explicou que a Comissão Temporária Interna em Apoio à População de Outeiro já foi aprovada por todos os parlamentares e ganhou corpo com a reunião realizada hoje.

"É muito importante a Alepa discutir os problemas que afligem a população. Os moradores da ilha do Outeiro estão vivendo um grande problema, que é o problema da interdição da ponte, a dificuldade de travessia e mobilidade, dentre tantos problemas que Outeiro tem. Então nós pensamos em criar essa comissão temporária para apoiar esse momento de crise. Estamos chegando perto do veraneio, mês de julho e nesse período há uma grande movimentação no Outeiro, por isso reunimos aqui órgãos para cobrarmos medidas e soluções para as demandas da população", destacou.