24/06/2022 | 18h43 - Atualizada em 27/06/2022 | 17h33

Forma Alepa realiza segundo dia de capacitação na região do Salgado

Reportagem: Andrea Santos

"Estamos bem próximo de 25 mil seguidores em nosso Instagram. Somos a Assembleia Legislativa da região Norte mais seguida, e também estamos entre as mais seguidas do Brasil", declarou Rogério Paiva, coordenador de Mídias Digitais da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O jornalista falou sobre "Meios de comunicação e a imagem do político", no segundo dia do Forma Alepa/Elepa Itinerante que aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), na câmara municipal de Salinópolis. O projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante começou na última quinta-feira, 23, e termina no sábado (25).

Rogério Paiva

O tema Meios de comunicação e imagem do político apresentou às pessoas como as redes sociais vieram revolucionar o mercado da comunicação. As redes sociais não vieram para substituir os veículos de comunicação tradicionais, mas trabalham de forma complementar, devem ser ligadas umas às outras.

Até o início dos anos 2000, todos os acontecimentos importantes do mundo eram noticiados pela televisão. Duas décadas depois, o cenário mudou completamente. As notícias que antes eram transmitidas em primeira mão pelos canais televisivos, agora são apresentadas em tempo real pelos portais e redes sociais. O público passou para outras telas e mídias, como celulares, tablets, redes sociais, internet, games e os poderosos serviços de streaming.

Mas a televisão não perdeu sua relevância. O horário eleitoral, tão criticado, obteve audiência de 34 pontos, segundo o IBOPE, na campanha de 2018, e mesmo com a concorrência das redes sociais, ainda serve para consolidar opiniões sobre as candidaturas.

Para trabalhar com as Redes Sociais é necessário buscar cursos que possam lhe orientar como utilizar as ferramentas. É importante levar em consideração que cada uma consegue impactar uma certa quantidade de pessoas e nichos diferentes.

Um dos nichos de mercado mais difíceis de trabalhar é o segmento jovem. Eles não assistem TV aberta (exceto um ou outro reality show ou jogo de futebol), dificilmente escutam rádio ou lêem jornais impressos. Uma das formas mais assertivas de alcançar o público-alvo é criar conteúdo relevante, fazer impulsionamento de publicações, contratar influenciadores digitais (que transferem credibilidade ao candidato).

Para fazer um impulsionamento eficaz é necessário contratar uma pessoa ou empresa especializada em algoritmos das redes sociais, que são um conjunto de regras utilizadas para determinar quais resultados ou conteúdos ficarão visíveis em destaque para os usuários (o mesmo funciona com buscadores, como o Google).

"Em 2021, o Instagram da Alepa teve 2,5 milhões de visualizações, algo considerável. Ao trazermos o case de comunicação da Alepa, mostramos o trabalho dos 41 deputados para todo o Pará. O perfil do Instagram da Alepa é motivo de orgulho para nós. Somos seguidos por dois perfis de referência, o do Sistema Único de Saúde (SUS), e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles também compartilham alguns de nossos materiais", disse.

Rogério finalizou alertando: "Em ano eleitoral,  todo candidato a cargo público precisa ficar atento às mídias digitais e saber trabalhar de forma responsável. As mídias digitais são a nova vitrine para quem quer trabalhar com transparência".

Rebecca Hesketh

Rebecca Hesketh, secretaria legislativa da Alepa, palestrou sobre Planejamento estratégico na gestão legislativa. "Toda manutenção, desenvolvimento de uma Casa de Leis precisa de um planejamento estratégico de qualidade, com transparência. Planejar é fundamental para que as ações de qualquer gestão sejam eficazes", disse.

Rodolfo Marques

Rodolfo Marques, professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade da Amazônia (Unama), apresentou o tema Comunicação política e fake news. A comunicação política ocupa um protagonismo dentro das discussões acadêmicas e nos pleitos eleitorais. A forma de divulgação de atores políticos e instituições, a comunicação política, se insere no contexto da legitimação da sociedade, em especial a partir da premissa de que a cidadania se constrói como informação. "A comunicação política é um dos segmentos que mais se encaixam nas tendências atuais, principalmente com a difusão das mídias e redes sociais", falou.

Devido o acesso facilitado aos meios de comunicação, o conceito de fake news ganhou forma e gera notícias fraudulentas que circulam na Internet. O enfrentamento das fake news e da desinformação também é um elemento característico do processo político e eleitoral atual. As fake news crescem conforme o número de compartilhamentos. É necessário repassar informações verídicas e sempre se questionar caso veja uma manchete duvidosa.

De acordo com o levantamento, do Instituto Mundial de Pesquisa (IPSO), em 2018, 62% dos entrevistados do Brasil admitiram ter acreditado em notícias falsas,valor acima da média mundial, que é de 48%.

Roberta Gaia"Eu aproveito as oportunidades. O projeto da Alepa é maravilhoso, tirei todas as minhas dúvidas. Parabenizo os palestrantes, sigo as redes sociais da Alepa, a palestra de comunicação que falou sobre as mídias digitais foi essencial para mim. Foi uma enorme satisfação receber o Forma Alepa em nossa região", declarou a vereadora Roberta Gaia de Salinópolis.

Demethrius Lucena

Demethrius Lucena, diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), apresentou o assunto: Desenvolvimento e promoção industrial utilizando recursos locais.

"O servidor público é antes de mais nada, um servidor. Ele precisa servir a população para que a população possa construir riquezas para o município", disse.