19ª Legislatura 2019 - 2022

Caravana Ação Cidadania da ALEPA desembarcou em Muaná, no Marajó.

17/06/2022 20h47 - Atualizada em 17/06/2022 22h05
Por Carlos Boução - AID - Comunicação Social

A caravana da Ação Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Pará desembarcou em terras marajoaras nesta quinta (16),  feriado de Corpus Christi, no município de Muaná, localizado no arquipélago do Marajó.

Muaná em tupi guarani significa "aliado", "unido", "parente". A cidade é conhecida como a terra do Camarão, cujo o Festival ocorre em junho, e tem uma população superior a 40 mil habitantes, segundo o último senso.

Na sexta, nas dependências da Colônia dos Pescadores Z-59, durante o dia foram realizados cerca de 300 atendimentos em serviços de expedição de documentos civis - identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho eletrônica, e atendimento jurídico. A ação do Poder Legislativo é coordenada pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALEPA, em parceria com o Departamento de Bem Estar Social (DEBES) da ALEPA, e conta com a parceria do Governo do Pará, Polícia Militar e Polícia Civil. No sábado o atendimento será estendido.

"O diferencial deste tipo de atendimento é que a população já leva o seu RG, sem ter que voltar para pegar", destacou o vereador Bolota da Colônia (DEM), que protocolou o pedido para que o serviço viesse até a cidade. Ele agradeceu pelo serviço e destacou o bom atendimento, realizado por uma equipe com mais de 30 componentes que atuam em vários setores desde a apuração de informações até a confecção final dos documentos oficiais.

Para o presidente da Colônia de Pescadores, Arlindo Melo, a demanda por documentação é muito grande na cidade, por que os serviços públicos oferecidos no município não são capazes de fazer frente às necessidades.

Arlindo Melo Gomes

O seu Arlindo, aos seus 71 anos, colaborou desde a formulação da solicitação até a cessão das dependências da entidade para que o serviço fosse realizado.

Maria José Barbosa dos Anjos
A senhora Maria José Barbosa dos Anjos, 78 anos, abriu um largo sorriso quando recebeu a terceira via de sua Carteira de Identidade. Casada, teve nove filhos. "Tenho bisnetos e os tatarenetos estão vindo a caminho", disse de forma resoluta.

Natacha Santos

Já a estudante Natacha Santos, de 11 anos, na quinta série do fundamental, estava muito concentrada para acertar a assinatura e ainda muito feliz, por que no dia do seu aniversário conseguiu tirar o seu RG. Estava acompanhada de sua mãe.

Já a empresária local Síntia Rodrigues e a manicure Brenda Cardoso tiraram suas segunda vias.

Sinto a Rodrigues e Brenda Cardoso
Dr.José Ailzo Chaves - CACUma demanda à parte chamou atenção do advogado José Ailzo Chaves do CAC. "Foi a procura por orientação sobre a questão de regularização fundiária e esbulho". Todos os casos foram devidamente encaminhados para a Defensoria Pública existente no município.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br