• Item
    ...

Notícia

15/06/2022 | 14h11 - Atualizada em 15/06/2022 | 14h48

Alepa homenageia Exército Brasileiro

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quarta-feira (15) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril. A Sessão, aprovada por unanimidade pelo Parlamento estadual, atendeu ao requerimento do deputado Raimundo Santos, nos termos do Artigo 134 do Regimento Interno do Legislativo Paraense.

O parlamentar ressaltou a relevância do Exército Brasileiro para o Brasil e para a Amazônia. "A Sessão é um momento de reconhecimento da importância do Exército para a Pátria. O Exército se manifesta com propriedade desde a Independência do Brasil. O Estado Federal não existiria se não fosse o papel das forças armadas. A soberania é o primeiro fundamento do Estado que é assegurado pelo exército e pelas forças que atuam em conjunto, a Marinha do Brasil e a força aérea brasileira", disse o autor. "Na pandemia, o Exército Brasileiro teve um papel fundamental, ajudou as comunidades mais distantes de diversas localidades, estamos contentes, pois a nossa pátria tem atuado de maneira honrosa", finalizou. Deputado Raimundo Santos

O Comando Militar do Norte (CMN) é  chefiado pelo general João Chalella Junior, 60 anos, natural do interior de São Paulo. Com 44 anos de Serviço Militar, o general Chalella tem em seu currículo uma vasta experiência profissional dentro e fora do país. General João Chalella Jr.

 "Agradeço ao deputado Raimundo Santos, ao presidente da Alepa, deputado Chicão, por essa homenagem. Um privilegio estar aqui e ver o reconhecimento que esta Casa tem com o Exército Brasileiro, com as forças armadas. O Exército Brasileiro sempre esteve presente em todos os momentos do País. Lutamos pela democracia e isso é importante para continuarmos cumprindo a nossa missão, como por exemplo o combate a covid-19", destacou o general. Cel. Paranhos

O Coronel Paranhos, Chefe do Gabinete Militar do Poder Legislativo, participou da Sessão. "Justa homenagem feita ao Exército Brasileiro, que é umas das três forças armadas responsáveis pela defesa do território brasileiro. O Exército Brasileiro tem um papel fundamental na soberania do País". 

O Brasil possui três forças armadas responsáveis pela defesa do país, e o Exército é uma delas. Subordinado ao Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro possui uma trajetória histórica marcada por glórias, conquistas pelo sacrifício de homens e mulheres de farda, que com bravura e coragem defendem a Nação Brasileira desde a sua fundação, após a Batalha dos Guararapes, travada em 19 de abril de 1648, sendo reconhecida como entidade de proteção do território Brasileiro. 

A homenagem do Poder Legislativo, por meio do deputado Raimundo Santos, enaltece a importância de uma das mais imprescindíveis forças armadas, cuja data oficial comemorativa a cada ano transcorre em 19 de abril, sendo o marco da primeira luta do povo heroico brasileiro contra a dominação holandesa em 1648. Diz a História que foi quando, nos Montes Guararapes, em Pernambuco, palco da triunfante batalha contra o invasor holandês, a força terrestre do Brasil se estabeleceu. Os momentos épicos vividos na ocasião representam um significado considerado grandioso para o Exército, inspirando hoje e sempre, com sua valorosa farda verde-oliva, os ideais cultuados há 374 anos no coração e na alma de cada um dos seus integrantes, representados pela fé, bravura, honra e pátria. 

Em 7 de setembro de 2022, comemora-se o transcurso especial dos 200 anos da Independência do Brasil, que representa a construção de nossa soberania. O fato histórico configura o fator-chave para o desenvolvimento do Brasil, levando-o a projetar e fazer respeitar os seus valores e interesses em sentimento comum, harmônico, democrático e de cidadania. 

Compreende-se com a solenidade na Alepa que o Dia da Independência deve ser comemorado sempre pela maior conquista para a fixação e reconhecimento da identidade de brasileiros, oriundos de um complexo conjunto de eventos capitais que derivaram no surgimento de uma nação com domínio próprio, representatividade e poder, perpassando portanto o Grito do Ipiranga e o gesto monumental que pôs em dois extremos, há dois séculos, a vida com livre arbítrio ou a morte, ou seja, os grilhões permanentes de jugo impeditivo de um poderio que tornou-se referencial.

Pará

Criado no dia 13 de março de 2013, o Comando Militar do Norte é sediado em Belém do Pará e responde pelos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Norte do Estado do Tocantins. Ao todo 11 mil militares compõem a corporação, sendo 8.500 no Pará.

Tem como missão melhorar as condições para ações de planejamento, gestão e execução de atividades de defesa, segurança e proteção. A banda do Comando Militar do Norte fez a execução dos hinos nacional, do Pará e da canção do Exército durante a Sessão. Também foi apresentado um vídeo institucional sobre a história e ações realizadas pelo Exército.