• Item
    ...

Notícia

26/05/2022 | 09h21 - Atualizada em 26/05/2022 | 09h28

Campanha de doação de sangue na Alepa contribui para salvar vidas

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

Gestos de solidariedade marcaram a segunda campanha de doação de sangue realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) em parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), nesta quarta – feira (25.05).

A ação é parte do plano de trabalho do Departamento de Bem-Estar Social (DBES) em contribuir com campanhas de conscientização de saúde junto aos servidores e ajudar o estoque de sangue do Hemopa.

As doações realizadas por servidores da Alepa e voluntários vão atender 188 vidas, resultado de 47 pessoas aptas para a doação, do total de comparecimento de 58 pessoas.      

Para Karla Lobato, diretora do Departamento de Bem-Estar Social do Poder Legislativo (DEBS), a campanha entre os servidores atingiu o objetivo.

Karla Lobato

“Estamos satisfeitos com o apoio dos servidores que desde o início da campanha mostraram interesse em fazer doação. É uma necessidade fazer essa parceria, porque a gente sabe que essas doações impactam na vida das pessoas. Sabemos que uma bolsa ajuda a salvar até quatro vidas, então estamos com o sentimento de dever cumprido”, comentou.

Cida Salgado, assistente social e responsável pela captação de sangue destacou a importância da parceria e o trabalho descentralizado.     

Cida Salgado

“Essa parceria com Alepa é de fundamental importância, é uma forma de fazer uma coleta descentralizada para facilitar o acesso de doadores, em particular daquelas pessoas que têm até vontade de doar, mas não tem recursos financeiros para se deslocarem à unidade fixa do Hemopa ou por motivos de trabalho. As campanhas nas instituições como aqui são  importantes para ajudar a salvar a vidas das pessoas que mais precisam”, disse.  

A campanha ocorreu nas instalações da nova unidade móvel, que esteve estacionada em frente à Alepa, oferecendo maior conforto aos voluntários. Entre outros diferenciais do novo veículo está a acessibilidade inclusiva, com um elevador para Pessoas com Deficiência (PcD) ou que possuam outra limitação locomotora.

Solidariedade

A Secretária Legislativa Rebecca Hesketh foi uma das doadoras. Para ela,  doar sangue é doar vida e se desprender do individualismo para ajudar outras pessoas que precisam. 

Rebecca Hesketh fez a sua doação  

“Primeiro agradeço a Deus pelo privilégio de poder ser uma doadora de sangue. Doar sangue é doar vida, é doar vida em vida. Aprendi isso quando um filho do coração, meu enteado, sofreu um acidente em 2020 e veio a falecer e ele precisava muito de sangue. Naquele momento, percebi o quanto somos egoístas por não ter esse desprendimento de se doar , porque o sangue salva”, evidenciou.

A assessora parlamentar Jacqueline Lavor considera importante fazer a doação de sangue.

Jacqueline Lavor

“Presenciei há quatro anos uma jovem doente no hospital, que precisou de muito sangue, e vi o quanto a família ficou desesperada. Ali percebi a importância da doação. Os meus filhos também são doadores e fico feliz em poder ajudar muitas pessoas com essa doação”, afirmou.

O jovem Geanderson da Silva Nascimento, de 23 anos, trabalha em uma empresa que presta serviços na Alepa e pela primeira vez participa de uma campanha de doação.

Geanderson Nascimento

“Quando vi o anúncio, senti vontade de doar por uma causa que é muito importante, que é ajudar a salvar a vida das pessoas que estão passando por um problema de saúde ou acidente. Acho importante que outras pessoas tenham essa atitude”, concluiu.   

Critérios – Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a recuperação para doar. E quem teve contato com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato para efetivar a doação.

Serviço - Para quem deseja fazer a doação diretamente na sede do Hemopa, pode entrar em contato pelo número 08002808118. Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.