05/07/2019 | 13h45 - Atualizada em 10/07/2019 | 12h59

Convênio com Alepa garante chegada da Rádio Senado ao Pará

Reportagem: Mara Barcellos

A população de Belém e Região Metropolitana ganhou mais um importante canal de comunicação com  a chegada da Rádio Senado a Belém por meio da frequência  101,5 MHz.  O evento oficial de inauguração ocorreu nesta quinta – feira (04.07) conduzido pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, em Brasília.

Em Belém, a rádio vai funcionar com programação 24 horas e possibilitar aos ouvintes acompanhar os trabalhos legislativos e os programas musicais de qualidade. O funcionamento será mediante convênio estabelecido com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), no qual o Senado detém a concessão com fornecimento de equipamentos, enquanto caberá ao Poder Legislativo Estadual garantir a infraestrutura física e a manutenção das instalações.

A emissora Rádio Senado FM Belém, representa um importante veículo de informação e fortalecimento da democracia, e nessa primeira etapa terá  alcance na área metropolitana de Belém, retransmitindo somente a programação da rádio do Senado Federal.

Segundo o presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos, "a inauguração da Rádio Senado FM Belém hoje, conclui uma importante parceria entre o Senado Federal e a Assembleia Legislativa do nosso estado, que iniciou com a retransmissão dos sinais da TV Senado, TV Câmara e a criação da TV Alepa, que já se encontram em atividades em sinal aberto, gratuito e digital. A chegada da rádio em nosso estado, com programação de qualidade inquestionável, também contará com material produzido pela equipe de jornalismo da Alepa em sua grade, garantindo aos cidadãos do Pará além de uma programação de qualidade, uma opção a mais para o acompanhamento das discussões do Senado Federal e da Assembleia Legislativa do Pará”, disse, esclarecendo que todo o esforço técnico e  investimento na implantação, representa o respeito ao cidadão, que poderá fiscalizar as atividades parlamentares e com isso, ser um elemento a mais na transparência das atividades em prol da população.

A partir de agosto, com a ampliação do estúdio da Rádio WEB Alepa, já em atividade há algum tempo e com programação 24 horas através do Portal Alepa, serão produzidos conteúdos pela equipe de jornalismo local, integrando a programação vespertina e noturna, trazendo resumos das sessões e audiências, programação musical e matérias especiais sobre temas e debates ocorridos na Casa de Leis e também de interesse de todos os paraenses.

A TV Alepa já se encontra em atividade, transmitindo ao vivo além das sessões ordinárias, sessões solenes e especiais, além de oitivas e audiências públicas realizadas na Casa. Porém, programação não se restringe somente a isso. Além de reprises das sessões, que possibilitam ao cidadão acompanhar as sessões em horários alternativos, também exibe programas e reportagens do Tribunal Superior Eleitoral de Brasília, oferecendo assim conteúdo diversificado e uma programação 24 horas no ar. Ela também está presente em diversas plataformas, possibilitando acesso pelo Portal www.alepa.pa.gov.br, pela TV a Cabo em Belém (Canal 14 da Roma Cabo) e em toda a área metropolitana em sinal aberto pelo canal 45.2 (UHF/Digital).

Belém foi uma das quatro capitais a receber o sinal da emissora. São elas:  Maceió (AL), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR), que se somam a outras 14 capitais, formado um público de aproximadamente 20 milhões de ouvintes.

Com informações da Agência Senado