Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa comemora Dia Mundial de Combate às Drogas

Notícia

27/06/2019 | 17h18 - Atualizada em 28/06/2019 | 19h52

Alepa comemora Dia Mundial de Combate às Drogas

Reportagem: Dina Santos

Edição: Dina Santos

Nesta quinta-feira, 27 de Junho, aconteceu a Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, no Plenário Newton Miranda da Assembléia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, com a entrega da Medalha do Mérito pela Vida 'Pastor Armando Ribeiro'.

A sessão é uma iniciativa do deputado Raimundo Santos, em parceria com o Deputado Fábio Freitas - Presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas – COPRED, como forma de homenagear as pessoas e instituições que prestam serviços de prevenção e combate às drogas.

Entre os agraciados com a Comenda, o destaque foi para o psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED. Na ocasião, ele apresentou a palestra 'Perspectivas para a Nova Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas', além de, contarmos com a presença de representantes das Comunidades Terapêuticas do estado do Pará, que serão contempladas, em breve, com a nova política de financiamento de vagas em CT's pelo Governo Federal através da SENAPRED.

O Secretário destacou um levantamento que aponta que 97% dos municípios brasileiros apresentam problemas causados pelo aumento do consumo de crack. Ele defendeu a Medida Provisória do Governo Federal que determina a internação compulsória de usuários de drogas. "Quando o indivíduo atinge uma situação extrema, em que ele não tem condições de tomar suas próprias decisões, coloca em risco a si e a outras pessoas, não cabe mais ao Estado ser omisso. Isso não seria uma violação de direitos, e sim a responsabilidade do Estado em cuidar dessas pessoas", argumenta.

Quirino também destacou outra medida provisória, para o fortalecimento do Fundo Nacional Anti-Drogas por meio do confisco de bens de traficantes.

Comenda - Aprovado em agosto de 2015 no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, o Projeto de Resolução N.º 8/2014, de autoria do deputado Raimundo Santos, instituiu a Medalha do Mérito pela Vida Pastor Armando Ribeiro do Estado do Pará. Esta Medalha é oferecida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate às drogas através da pesquisa, orientação, prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas que tiveram suas vidas degradadas pela dependência química.

Neste ano, 18 pessoas e instituições foram agraciadas:

- Marcos Marconi Silveira Santos Lima

- Rejane Santana Frazão

- José Renato Caxias dos Santos

- Flávio Alexandre Miranda Oliveira

- Padre Sebastião Castro Viana

- Nelcy Lima Colares

- Delegado Hennison José Jacob Azevedo

- Diógenes Júnior Fernandes Varejão

- Sebastião da Costa Medeiros

-Bispo Eduardo Bueno

- Ten. Cel. PM Marco Antônio Sirotheau Rodrigues

- Pastor Luiz Antônio Matos Amaral

- Fazenda Esperança

- Pastor Rodrigo Silva Reis

- Luís Augusto de Oliveira Veiga

- Quirino Cordeiro Júnior

- Prefeito Zenaldo Coutinho

- Comunidade Terapêutica Ressurreição

- Comunidade Terapêutica Gente Livre

Além dos parlamentares proponentes da Sessão Solene, também estavam no Plenário os deputados Caveira, Dilvanda faro e Dirceu Ten Caten.