27/06/2019 | 13h56 - Atualizada em 27/06/2019 | 14h16

Frente em defesa de políticas públicas para a juventude é reinstalada

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Syanne Neno

A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Juventude do Estado do Pará foi oficialmente reinstalada nesta quinta-feira (27.06) na Assembleia Legislativa do Estado. A cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar foi conduzida pelo deputado Dirceu Ten Caten. Durante o discurso, o parlamentar petista ressaltou que a principal finalidade da Frente Parlamentar é promover debates que visem à elaboração de propostas, diretrizes e o planejamento de ações que busquem o fortalecimento da juventude.

A Frente Parlamentar foi criada em 2015 por proposta do deputado Dirceu Ten Caten ao perceber que não havia na Alepa programas ou projetos que atendessem aos anseios dos jovens paraenses. O parlamentar explica que durante os quatro anos de seu mandato foram criados o Projeto Fies Pará, o Projeto Primeiro Emprego, o Dia Estadual da Juventude e o Estatuto Estadual da Juventude, este está tramitando pelas comissões para que em breve possa ser votado no plenário Newton Miranda. "São com essas medidas que a juventude garante seus direitos sociais", ressaltou Ten Caten.

A cada legislatura é necessário que a Frente seja composta, pois muitos deputados não conseguem se reeleger. Para esta legislatura, o presidente da Alepa, deputado Daniel Santos, já assinou o ato que definiu os novos membros da Frente. São nove deputados: Dirceu Ten Caten, Gustavo Seffer, Paula Gomes, Igor Normando, Luth Rabelo, Michele Begot, Victor Dias, Thiago Araújo e Fábio Figueira. Além dos parlamentares, a frente é composta por representantes de organizações de juventude, entre elas, Movimento Camponês Popular, Kizomba, Enfrente e Levante Popular e por representantes do Governo Municipal, Estadual, Conselhos Tutelares, dentre outros.

O deputado Dirceu Ten Caten espera que no próximo semestre seja feito o plano de trabalho:  “Nós vamos de forma bem democrática e com a ajuda dos jovens estabelecer um plano de trabalho e fazer uma atuação aqui na Assembleia. É exatamente isso que espera a representante do MST, Emanuele Borges. Ela diz que a Frente tem ajudado muitos jovens na conquista de seus direitos.

Texto: Rosa Alexandre