19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Profissionais de enfermagem da Alepa recebem homenagem especial

12/05/2022 18h17 - Atualizada em 12/05/2022 18h18
Por Mara Barcellos - AID - Comunicação Social

Nesta quinta-feira, 12, é comemorado mundialmente o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Para homenagear esses profissionais dedicados à proteção da saúde, a coordenadora do Departamento Bem-Estar Social (DBES) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Karla Lobato, promoveu um encontro com os profissionais que compõem a equipe.

Esses profissionais são fundamentais para cuidar da saúde e durante o período crítico da pandemia, foram de grande relevância para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

O cuidado pelo profissional de enfermagem foi ainda mais percebido na Alepa. Eles estiveram na linha de frente realizando atendimento aos servidores, aplicaram testes e fizeram medição de temperatura, sempre prontos à atender com carinho funcionários e visitantes.

A psicóloga Karla Lobato, coordenadora do setor, destaca a importância dos trabalhos dos enfermeiros para a saúde do servidor.

"Esse é um dia muito importante para nós enquanto equipe multiprofissional, porque temos no nosso quadro enfermeiros, estagiários de enfermagem,assim como técnicos de enfermagem. Durante esses dois anos de pandemia eles foram incansáveis, atuando na linha de frente, tanto na realização dos testes de Covid-19 e na aferição de temperatura para garantir segurança dos servidores da Alepa", ressaltou.

Karla Lobato

No encontro, além das homenagens também foram definidas algumas ações futuras na área de saúde para o servidor. Entre as propostas apresentadas destacam-se a implementação do programa Viver Melhor Alepa, que
consiste em fazer o mapeamento da saúde dos servidores, para diagnosticar as principais doenças e, a partir disso, agir de forma preventiva e ao mesmo fazer o controle.

Karla Lobato enfatizou a segunda edição da campanha de doação de sangue entre os servidores, programada para acontecer no dia 25 de maio, em parceria com o Hemopa. O cadastro dos doadores iniciam na próxima semana. Já a vacinação da gripe contra a H1N1 deverá ser aplicada até ao final do mês desse mês.

A enfermeira Francisca Martins – funcionária há mais de 30 anos do DBES, é uma das 10 profissionais de enfermagem que atuam no departamento, que conta ainda com seis estagiários na área.

Francisca Martins

"O profissional de enfermagem é muito importante em uma equipe multiprofissional e aqui não é diferente. Não temos internamentos, mas os procedimentos como consultas, encaminhamentos, acompanhamentos e verificação de sinais vitais são muito solicitados pelos servidores", afirmou.

"Esse reconhecimento de valorização dos servidores da enfermagem, é muito importante para nós também", concluiu.

A data

A data é uma referência ao nascimento de Florence Nightingale. Considerada um marco para a enfermagem moderna, a inglesa nasceu no dia 12 de maio de 1820. Durante o período da Guerra da Crimeia, Florence desempenhou um importante papel durante o combate militar, realizando a recuperação e o salvamento dos militares.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019