• Item
    ...

Notícia

12/01/2022 | 15h41 - Atualizada em 12/01/2022 | 16h13

Soure - A pérola do Marajó

Reportagem: Comunicação

Edição: Dina Santos

Prestes a completar 163 anos no dia 20 de Janeiro de 2022, Soure vive um verdadeiro despertar em seu desenvolvimento social e reconhecimento cultural. A beleza quase intocada do local tem chamado a atenção de turistas de todo o Brasil pela capacidade de proporcionar uma experiência íntima com a natureza.

Soure é o maior município do arquipélago marajoara, localizado na costa oriental da ilha, onde existem as mais belas praias de toda a região. Distante cerca de 97km da capital paraense, o trajeto é feito por transportes hidroviários e que recentemente ganhou frotas mais rápidas até o seu destino, podendo ser realizado em 2 horas. Soure possui três grandes destaques: praias, búfalos e artesanatos.


As praias mais icônicas e procuradas são a do Pesqueiro que possui uma extensão de dunas, coqueiros e áreas salgadas por influência do Oceano Atlântico, distante a poucos quilômetros do centro da cidade e com certeza é um cartão postal que todos reconhecem. Já a praia de Araruna revela um lado rústico, com mangues, e árvores próximo as margens que desperta o lado selvagem e aventureiro dos visitantes.


Soure também possui um outro apelido caracterizado pelo seu grande símbolo: a 'Capital do Búfalo'. Os animais podem ser encontrados pelas ruas da cidade e são utilizados como meio de transporte, além de serem responsáveis por uma boa parte da economia da região.


A cerâmica marajoara é internacionalmente conhecida, chegando a possuir peças expostas em vários museus do mundo. Poder participar e viver a experiência de criação destas obras é um passeio histórico que não pode deixar de ser feito.


Pra deixar tudo ainda mais próximo da realidade e do dia a dia dos sourenses, vale a pena um passeio pelas ruas, coretos e igrejas do centro da cidade, sem deixar também de conhecer a vila do pesqueiro, onde são comercializados além dos tradicionais peixes da região, medicamentos naturais, como andiroba, produto conhecido e tradicional no Estado.


Soure é um destino histórico que deve estar na lista de qualquer pessoa que deseja conhecer mais intimamente o Pará e um local certo para agradar turistas do Brasil e do mundo. Parabéns a Pérola do Marajó por mais um ano.

Reportagem: Carmem Souza