21/12/2021 | 14h22 - Atualizada em 21/12/2021 | 18h08

'Ação Cidadania' da Alepa 2021 encerra em Benevides

Reportagem: Andrea Santos

Cerca de 1.200 identidades foram emitidas durante os quatro dias da 'Ação Cidadania' da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

O projeto teve início no dia 17, no município de Marituba, e finalizou na manhã desta terça-feira (21), em Benevides, onde centenas de moradores da cidade foram atendidos em dois dias. A ação do último dia ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ana Telles, a partir das 8 horas até as 13 horas.

A ideia do projeto 'Ação Cidadania' é levar serviços básicos à população do Estado. Um dos serviços mais procurados pela comunidade foi a emissão de documento de identidade.

Maria VanusaMaria Vanusa Sousa de Souza, 18 anos, conseguiu tirar a segunda via de identidade. " Vejo este trabalho como uma grande oportunidade para as pessoas que estão tentando tirar identidade e carteira de trabalho. Aqui, em Benevides, é cobrada uma taxa para conseguir a segunda via do documento. Que bom que consegui de forma rápida e sem pagar nada", contou.  "Achei muito legal também a questão de consultas médicas, temos que ir bem cedo para conseguir uma consulta e, para mim que tenho uma bebê, fica mais difícil sair 5 horas da manhã para tentar um ficha no posto de saúde ", afirmou.

Larissa Amaral

Larissa Amaral, 28 anos, mora há três meses em Benevides, ela é mãe de Ageu, 5 anos e Enzo, de 4 anos. As duas crianças realizaram o serviço de odontologia. " Muito bom esse serviço, me senti muito bem com o atendimento dos meus filhos. Estava difícil conseguir consulta com dentista. Foi rápido, gostei", disse.

Adriene BezerraAdriene de França Bezerra, 21 anos, tomou a vacina contra tríplice viral, que previne sarampo, rubéola e cachumba. Ela também conseguiu a segunda via da certidão de nascimento. "Fui ao posto de saúde tem um pouco mais de um mês e não tinha a vacina. Aqui foi rápido", contou. "Minha certidão de nascimento molhou e, hoje, tive como ter novamente meu documento de nascimento. O serviço oferecido pela ação da Alepa é muito bom, não tínhamos como ter isso tão rápido aqui no município", concluiu. Além da vacina tomada por Adriene de França Bezerra, havia também a vacina de HPV para meninas a partir de 9 até 14 anos, e para meninos de 11 até os 14 anos de idade. A vacina contra a COVID-19- (AstraZeneca, Coronavac e Pfizer) também estava disponível.

Diretora da escola Márcia Begot"É um prazer receber esta ação da Alepa aqui na escola. A sociedade estava precisando desses serviços. A necessidade em todas as áreas era grande", disse a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ana Teles, Márcia Gleyb Santos Begot. "A procura foi enorme, principalmente em relação a emissão de identidade. Só temos a agradecer a todos que colaboraram com o trabalho ", finalizou.

Luziane Solon, prefeita de BenevidesA prefeita do município, Luziane Solon, avaliou que o momento foi histórico para todos. "Quero aproveitar e parabenizar o presidente da Alepa, deputado Chicão, pelo trabalho que realiza naquele Poder. A Ação aproxima o Poder Legislativo da comunidade", frisou. "Tenho a certeza de que esse trabalho chegará em vários municípios. Benevides se sente honrado em ter sido uns dos primeiros a receber essa ação tão importante da Alepa", completou.

Cel. Adriana NacifPara a coronel Adriana Nacif, sub-chefe do gabinete militar da Alepa, "a segurança é um ponto primordial para a realização da ação. O cidadão precisa se sentir seguro ao entrar na escola. Ele precisa ter segurança dentro e fora do local de atendimento", disse.

Márcio Souza "A população está com uma carência muito grande em conseguir o seu documento de identidade. A entrega do documento nessas ações é imediata. Daremos continuidade no trabalho no ano que vem", contou, Márcio Souza, coordenador geral do Centro de Atendimento (CAC) da Alepa. "Estamos em busca de mais parcerias para ajudar as pessoas, como por exemplo, a Arcom, onde vamos em busca de apoio na emissão de carteira de estudante intermunicipal. Agradeço a todos os envolvidos na ação ", concluiu.

Prefeita Luziane Sólon acompanha o presidente da Alepa, deputado Chicão

Para o chefe do Legislativo, deputado Chicão, a Alepa leva mais cidadania a todos. "Fazemos nosso trabalho, essa é a ideia da Alepa, levar cidadania, fazer pelo Pará. Sou grato aos colaboradores pela realização da ação; à prefeita Luziane Solon, pela acolhida. Vamos melhorar ainda mais os serviços que são em benefícios da população", comentou. "Iremos ter em 2022 a parceira com o Tribunal de Justiça do Pará (TJP)".

O projeto 'Ação Cidadania' da Alepa, retoma seus serviços em fevereiro de 2022.